Recepção da Cruz e do Icone de Nossa Senhora da JMJ

Compartilhar

No último dia 18 de setembro aconteceu o evento BOTE FÉ para acolher a Cruz e o ícone de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude em São Paulo, Iniciando os preparativos a JMJ de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.


Foram mais de 100 mil pessoas, dentre jovens, adultos, famílias inteiras que chegaram cedo para participar das apresentações e a chegada dos ícones; E a Pastoral Vocacional Oblata/SAV não poderia deixar de ir. Paula Araujo, marcou presença no evento e comenta:



“Foi emocionante presenciar e sentir a energia da juventude Católica que está bem viva! Cresci na juventude do Papa João Paulo II, creio que muitos que estavam lá  se emocionaram e recordaram a história e missão que João Paulo II deixou para nós.”   

Cruz no palco do Bote Fé
Jovens: Adriana Almeida (Leiga), Paula Araujo
(Leiga PJVOblatas) e Irmã Andreia Luana, JMJ

Na segunda feira dia 19 de setembro, Ir. Florinda e Ir. Roseli do SAV, participaram na missa na Catedral da Sé, onde os símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, após a celebração foram levados em procissão pelo Centro da Cidade.

No trajeto foram realizadas diversas paradas: no Pátio do Colégio, no Mosteiro de São Bento, mas a grande emoção foi entrar e rezar com os moradores da Favela do Moinho e seguir com a Cruz para uma das regiões mais precárias da cidade, a chamada Cracolândia, onde também teve um momento de oração com as pessoas que ali transitavam.

Cruz e Icone de Nsa Sra na Catedral da Sé
E eram muitos, e nos impressionou a que ponto chega a deterioração humana pelas drogas.”- comenta Ir. Roseli.
“A peregrinação da cruz pelas ruas da cidade de São Paulo é um sinal de compromisso da Igreja para com os que sofrem. É a cruz indo ao encontro dos crucificados, é a vida indo ao encontro da morte. É o amor indo ao encontro da dor.” – disse Padre Julio Lancellotti durante a caminhada.  


Irmãs Roseli e Florinda durante procissão

 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *