Semana Santa na Comunidade Nazaré – por Ir Gregrória

Compartilhar

“Uma das características da Comunidade Nazaré é espalhar pelos largos corredores da casa os símbolos referentes às comemorações, o que nos ajudaram também nessa Semana Santa, quando o clima foi de vivência do mistério da redenção compenetradas do excessivo amor de Deus pela Humanidade.


QUARTA-FEIRA SANTA – Foi nosso dia de retiro junto com as Marias (leigas). 
Iniciamos com a orientação de Irmã Beatriz sugerindo que durante a manhã, a reflexão e oração fossem referentes à Eucaristia, e na parte da tarde dirigida ao Calvário. Concluímos às 16:30h na capela, completando o retiro com Leitura Orante e partilha, despertando o desejo de colaborar para a redenção.

QUINTA-FEIRA SANTA – A missa do Lava-pés, foi antecipada para as 7 da manhã, pois algumas Irmãs e Marias (leigas) não têm condições para sair. Celebrada pelo Pe. Francisco a manhã começou com amor e a solenidade própria do dia. No final da tarde, a Ceia Festiva com as Irmãs, Marias, enfermeiras e contando também com a presença da grande amiga paulista Cristiane, que veio viver o Tríduo Pascal conosco. Tivemos uma demonstração da prática de como se ama! Em seguida as que puderam foram participar da celebração na Paróquia dos Sagrados Corações.


SEXTA-FEIRA SANTA – A oração da manhã foi o preparo para passar o dia em santo recolhimento, acompanhando o sofrimento do Divino Redentor. A celebração da Paixão foi participada na Paróquia dos Sagrados Corações. As que ficaram em casa tiveram a consolação de participar da celebração do Santo Padre no Vaticano e no final do dia a Via-Sacra diretamente de Jerusalém através da TV.


SÁBADO SANTO – Pela manhã de clima ainda de silêncio, acompanhando a solidão e a dor de nossa amada Mãe Maria. À noite quem pode, participou da Vigília Pascal na Paróquia dos Sagrados Corações. Tivemos a alegria de contar com Irmã Ivoni que havia terminado o seu retiro anual nesta tarde.


DOMINGO DE PÁSCOA – Com a alegria da Ressurreição, as felicitações e a saída para celebração da Páscoa com o coração cheio de amor e de agradecimento para nosso Redentor que nos acompanha no nosso dia-a-dia, dando-se a nós em alimento, continuando a prova do seu infinito amor e também dando-nos oportunidade de corresponder-lhe pessoalmente pela Sagrada Comunhão.”






Ir. Gregória Agorreta / Comunidade Nazaré / RJ.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *