“Defender a vida é nossa missão!”

Compartilhar
A Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Recife –, realizou de 08 a 10 de junho de 2012 no município de CARPINA-PE o 1º Nordestão da Rede um Grito pela Vida.  

Com o tema: “Diga não ao tráfico de pessoas!” e o lema: “Defender a vida é nossa missão!”, 73 pessoas participaram e refletiram sobre a questão do tráfico de pessoas no Brasil e no mundo.

Pela primeira vez no nordeste, a Rede um Grito pela vida, apresentou sua memória histórica com a assessoria de Roseli Consoli do Prado – Irmã Oblata do Santíssimo Redentor e membro da coordenação nacional.

Continuando o “Nordestão” , Drª Jeanne Aguiar Pinheiro (Advogada e coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Pernambuco), refletiu sobre a temática: “O Tráfico de Pessoas: Um olhar sobre a realidade.” Irmã Gabriella Bottani (Missionária Comboniana e membro da coordenação nacional da Rede um Grito pela Vida e da Rede Internacional Thalita kum) desenvolveu a temática: “Copa do Mundo: Grande Evento e Grandes Empreendimentos”. Um dos momentos fortes, foi quando Maria de Fátima Evangelista (leiga do Recife-PE) socializou sua experiência na Alemanha.

No final do encontro foi elaborado uma carta que será enviada aos bispos dos Regionais Nordeste da CNBB, e para Dom Damasceno –Presidente da CNBB, solicitando que  o tema da CF 2012, seja o Tráfico de Pessoas e o trabalho escravo.

       

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *