OFICINA DA MEMÓRIA 2013

Compartilhar



Durante a nossa estadia na comunidade Nazaré tivemos o privilégio de celebrar o aniversário da Irmã Antonia durante o café da manhã e após participamos da primeira Oficina da Memória de 2013 que é realizada às quintas-feiras por uma médica geriatra, uma psicóloga e uma fisioterapeuta, todas gerontólogas (especialistas em pessoas da 3ª idade).

As educadoras iniciaram a atividade apresentando fotos de momentos pessoais delas e momentos das irmãs, e em cada foto uma surpresa, uma lembrança, comentário e muitos sorrisos. E a partir das Imagens elas foram introduzindo o tema: Renovação, perguntaram para cada Irmã e Maria qual era o significado da palavra.
No decorrer da oficina, foram surgindo sentimentos, dúvidas e respostas quanto o assunto, como por exemplo que renovação está em muitos aspectos da vida das pessoas. Renovação acontece todos os dias, com o nascer do sol, com a natureza se renova dentro do seu ciclo, com nós humanos também temos o nosso ciclo de renovação em nosso corpo e mente.
E aproveitando o tema do dia as novas irmãs que integraram a comunidade Nazaré receberam as boas vindas e com a ajuda das gerontólogas, as irmãs e Marias fizeram os desejos e saudações.


Foi uma oficina linda e significativa para todas que participaram  mostrando que nossa vida é uma renovação constante e muitas vezes extremamente profunda que mexe com nossa visão pessoal e global, mas nos faz ser uma pessoa melhor.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *