44ª Semana Vocacional em Aparecida – Por Priscilla Fernandes

Compartilhar

Vida Religiosa Consagrada: Jovem, venha testemunhar a alegria de amar.


No dia 23 de agosto Ir. Roseli e eu estivemos em Aparecida, que estava vivenciando a 44ª Semana Vocacional. Tendo inicio no dia 19 e findando no dia 25. Cada dia tinha um tema especifico a ser trabalhado, no dia em que nós estivemos foi o da Vida Religiosa Consagrada, com a temática: “Jovem, venha testemunhar a alegria de amar.”


Nós participamos do programa “Ponto de Encontro” da Rádio Aparecida ondas curtas. Foi com muita alegria que retornei a casa da Mãe e ao programa do Eriberto Carvalho.


Iniciamos nosso dia participando da Santa Missa às 9 horas, já entregando a Deus nosso dia e nossa missão, pedindo sempre a intercessão de nossa Senhora, para que fossemos instrumentos de Deus. Após a missa aproveitamos para rezar um pouco aos pés de nossa Senhora e pedir sua benção.



E assim fomos ao programa. Falar de vocação para mim é falar da vida, falar daquilo que dá sentindo à minha vida. E assim fizemos, fomos fazendo um paralelo de como vivenciar nossa vocação de Religiosa Consagrada e/ou fazer um discernimento num mundo tão imediatista, onde os jovens querem tudo para o hoje. Como utilizar destes meios para fazer um bom discernimento?

É necessário estar atento aos sinais que Deus vai colocando em nosso caminho. Porque Ele coloca, mas é necessário que estejamos atentas(os) a isto. E para que consigamos perceber estes sinais, mesmo em meio a tanto barulho e tanta informação, é necessário silenciar, rezar e deixar Deus falar. Sem oração não existe discernimento.

Que um discernimento vocacional acontece na mais pura liberdade de Deus que se revela, e do ser humano que responde a este ato de AMOR.

Falávamos também que precisamos testemunhar esta alegria de amar, esta alegria da vida religiosa, nas coisas do cotidiano, pois Deus é relação, Ele age através das relações. Preciso perceber, sentir esta presença no decorrer das atividades, na minha comunidade, na missão, no ônibus, metrô…


E por fim, um discernimento vocacional é muitas das vezes um “se lançar no escuro”, porque por vezes, não sabermos o que nos espera, mas certos de que Deus nos chama, de que confiamos n’Ele nos lançamos, nos arriscamos. Que medo sempre haverá, mas este medo não pode nos paralisar, devemos confiar em quem nos chama: Jesus. Porque a vocação é o sentido de nossa vida.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *