Irmãs Oblatas participam do 6° Encontro com as Redes da Vida Religiosa contra o Tráfico de Pessoas da América Latina e Caribe.

Compartilhar
De 14 a 17 de Novembro aconteceu o 6° Encontro da “Rede Um Grito pela Vida” Rede da Vida Religiosa contra o tráfico de pessoas, em Brasília, Brasil; com a presença de Imãs e Irmãos das regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste; e que contou com a particularidade da presença de representantes a nível internacional, das Redes: KAWSAY – Rede da Vida Religiosa por uma sociedade sem tráfico de pessoas, com representação de Argentina, Uruguay, Colombia e Peru. Também a Rede RAMÁ- Rede da Vida Religiosa contra o tráfico de Pessoas, da América Central e Caribe. Com uma representante de El Salvador. Está presente também uma irmã que integra a RENATE- Rede Internacional Européia, da Vida Religiosa contra o tráfico e a exploração sexual, provinda de Berlim- Alemanha que também veio como representante da Rede  INTERNACIONAL TALITHA KUM, que é uma Rede integrada pelas diversas  Redes da Vida Religiosa contra o Tráfico, organizadas mundialmente.

Durante toda a jornada o clima de abertura e confiança ajudou no conhecer e compartilhar a caminhada realizada por cada núcleo; fortalecer a articulação e atuação em Redes  e refletir a missão e ações com base em Fundamentos Bíblicos, pedagógicos e políticos com a assessoria das Irmãs Tea Frigerio, Manuela Rodríguez Piñeres, OSR. Conhecer a experiência das regiões enchia nossos corações de entusiasmo e alegria, ao reconhecer os passos dados com seriedade e compromisso nos âmbitos da sociedade civil, os organismos governamentais, a Igreja e as Conferencias de Religiosas/os de cada país.
Foi realizado o pré-lançamento da Campanha “Jogue a favor da vida. Denuncie o tráfico de pessoas”, organizada para antes e durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Este é um convite a estabelecer ações que fortaleçam a visibilidade do Tráfico de pessoas durante os megaeventos esportivos, especialmente nos países de América Latina.
O momento mais emocionante do dia foi à apresentação oficial do Livro: “Um grito pela vida”, com materiais de várias autoras e autores que escreveram sobre mística e profecia a da Rede. Também conta com subsídios oracionais, litúrgicos, poemas, artigos, etc. que poderão ser utilizados em eventos da Rede e em formações de outras pessoas comprometidas na luta contra o tráfico de pessoas.
Na oração final rezamos: “Bem aventuradas/os aquelas e aqueles que acompanham o processo de crescimento. Elas e eles se alegrarão ao ver a planta florescer”. Ficamos com o coração agradecido, conscientes da necessidade da Vida Religiosa interagir com outras pessoas para enfrentar o Tráfico de Seres Humanos, e esse compromisso está crescendo em todas as regiões onde a Rede está presente.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *