Celebração da Páscoa e Oficialização do Postulantado de Samara Lima

Compartilhar
Banhados em Cristo, somos uma nova criatura.
As coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo.


Neste Clima de Vida nova, em Jesus Redentor somos Novas Criaturas! 

No Domingo as Irmãs, noviças, pré-noviça e Postulante das comunidades Oblatas de São Paulo, celebraram na comunidade Betânia a Ressurreição do Senhor. Nesta oportunidade aconteceu dentro da Celebração a Oficialização do Postulantado de Samara Lima.


Postular significa: Momento em que a Jovem pede permissão para fazer experiência de vida em comunidade, conhecer a missão especifica, passar por um processo de formação humana e espiritual dentro da Congregação Religiosa.







A celebração foi iniciada com a entrada do Círio Pascal, conduzido por Irmã Maria Helena que acompanhou o processo vocacional de Samara durante o Aspirantado. As comunidades foram convidadas a construir um caminho no chão da Capela com alguns símbolos.  O caminho foi iniciado com imagens dos fundadores, seguido de violetas que representavam vida nova, pedras e folhas secas que faziam memória do caminho da quaresma, e finalizadas em direção Jesus Sacramentado. Ali também foi depositado o Círio Pascal.

 

Com muita alegria, todas receberam a Palavra de Deus proclamada pela Postulante Samara – o Evangelho de Lucas 5,1-11, leitura que marcou o processo vocacional e tem sustentado o caminhar de Samara que se renova a cada dia. O chamado de Pedro ao Seguimento de Jesus. “Avance para ás águas mais profundas e lancem as redes para a pesca”. 






Em seguida Samara foi acolhida oficialmente por Irmã Lúcia Alves (Vice Provincial da equipe de Animação do Governo Provincial), e relembrou em sua fala a comunhão e oração de todas as Irmãs Oblatas da Província Santíssimo Redentor.






A Postulante recebeu das mãos da sua mestra Ir. Alejandra o símbolo desta etapa, o rosto de Jesus Redentor em uma Medalha colocada em seu pescoço. E juntas ao final da tarde do Domingo da Ressurreição do Senhor, finalizaram o momento de Celebração do Senhor cantando o Hino da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.





A jovem Samara nos relata um pouco de seus sentimentos, neste momento tão especial.


“Que Jesus Redentor vivo entre nós e nossos Fundadores, fortaleça esta minha experiência e que eu permaneça com o olhar Fixo em Jesus Redentor razão da minha entrega. 

Minha experiência, os sentimentos de entrega, alegria, de ter vivido esse processo de espera, momentos fortes de vivência e oração saltam ao meu coração de tanta alegria. Quando soube da oportunidade de oficializar o Postulantado na Páscoa, dentro de mim soava vida nova a ressurgir. 


Esta etapa será também base para eu continuar minha busca vocacional, construindo e resgatando minha história, caminhando com Jesus Redentor e sentido esta presença tão próxima, amiga, com olhar fixo n’Ele, e também aos poucos me encontrando na missão específica  e aprendendo a caminhar com Jesus nas pequenas e grandes coisas, em cada experiência vivida dia após dia.







Me sinto muito feliz e disposta a responder Sim todos os dias ao meu chamado, e queria agradecer a cada pessoa que fez parte do meu processo, e neste momento as Irmãs, noviças e postulante por me acolherem e celebrarem comigo unidas por mais uma etapa da minha entrega ao amor do Redentor”.





 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *