Especial Mês Vocacional – Vocação Oblata

Compartilhar
A vocação Oblata surge do clamor das mulheres que viviam em situação de prostituição, abandono e miséria durante o século XIX na Espanha. Padre Serra e Madre Antonia, ouviram este clamor e com entranhas de misericórdia e solidariedade, acolheram a dor destas mulheres e fizeram de suas próprias vidas uma entrega total a Deus por esta causa. Em 2 de fevereiro de 1870 é fundada a Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor que atualmente está presente em 15 países.
Somos chamadas a seguir as pegadas de Jesus Redentor estando imersas na realidade para atender as mulheres excluídas pelas consequências do fenômeno da prostituição. Acreditamos na potencialidade de cada mulher e na possibilidade do Reino que existe em cada uma. Esta missão fortalece em nós a esperança vivida por nossos fundadores, e nos leva a um compromisso coerente de humanização, libertação, solidariedade, alegria e gratuidade, que são traços de nosso modo de ser Oblata na Igreja e no mundo, nos capacita para percorrer com as mulheres, um caminho em igualdade e Redenção.
Espiritualidade e Mística
Somos mulheres consagradas que:

*Clique nas imagens para ver em tamanho real

Esse é o nosso jeito Oblata de Ser, enraizado em Jesus Redentor e no sonho de nossos Fundadores. Seguimos com a alegria de ser um sinal profético todos os dias e portadoras de uma espiritualidade de encarnação e redenção, carregando esta essência da espiritualidade em cada gesto de acolhida, misericórdia, ternura respeito e compromisso social, convictas da ação e força do Espírito Santo em nossa missão com as mulheres em situação de prostituição.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *