Oração: Um convite ao silêncio

Compartilhar
Quando orardes, não useis muitas palavras, 
como fazem os pagãos. Eles pensam que serão 
ouvidos por força das muitas palavras.
 Não sejais como eles pois o vosso Pai sabe
 do que precisais, antes de vós o pedirdes (Mt 6,7-8).
Atualmente vivemos num mundo repleto de sons, ruídos, barulhos que muitas vezes prejudicam a nossa saúde. Estamos nos tornando pessoas com dificuldades de escutar atentamente e absorver o que ouvimos, pois falamos mais do que deveríamos ouvir… E como se consegue fazer uma oração com essa poluição sonora toda?
Somos convidados a silenciar para nos abandonar nas mãos de Deus e gritar nosso clamor, é um grito silencioso, pois é no silêncio profundo do coração que Deus nos fala. Colocar-se em oração é antes de tudo ficar numa atitude contemplativa, de silêncio, ouvindo com o coração o que Deus tem a nos dizer. Nesta experiência de oração, não devemos ter medo de fazer silêncio interior e exterior. É importante silenciar para ouvir e absorver. Quanto mais fizermos esse exercício, mais vontade de escutar a Deus teremos.
No evangelho de Mateus, Jesus nos indica que a oração é antes de tudo, silêncio, não é necessário muitas palavras para que ela seja autêntica, pois o excesso é sinal de que a oração não está sendo uma escuta de Deus, mas sim de si mesmo.
Quando perdemos o silêncio durante a oração, caímos com facilidade no caminho da superficialidade, pois há um esvaziamento de finalidade primeira que é a escuta de Deus, que fala continuamente. 
A oração nos convida ao silêncio e à harmonia interna. Quanto mais silenciamos nosso ser, mais abertura damos a Deus para entrar em nossa vida. Que a nossa escuta seja como a de Samuel: “Fala, Senhor, teu servo escuta” (1 Sm 3,9).
Ao orar, não tenhamos medo de silenciar para ouvir os apelos de Deus dirigidos ao mais intimo de nos mesmos.

Para Refletir:
1. Como você tem silenciado para escutar os apelos de Deus tem lhe feito?
2. O que mais lhe parece difícil em uma experiência de silencio na oração?
3. Como você tem escutado a fala de Deus em sua vida?

Texto com adaptações:
Livro: Beber da fonte da Oração
Marcos Antonio do Santos, CRL – Paulinas 2005

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *