Sentir-se cuidado por Deus

Compartilhar
“Buscai em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça,
E todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo”
 (Mt 6,33).
Durante a vida de oração, buscamos bênçãos e graças para nós e nossos semelhantes, porém a oração é muito mais que pedir… É importante agradecer! Deus gosta de ouvir que nós o amamos e o quanto somos felizes por tê-lo em nossas vidas.,
Comento isso, porque quero que você reflita sobre como se sente enquanto reza? Pois, quando entramos em oração nos entregamos a Deus e sentimos o cuidado, a acolhida e o amor que Ele tem por nós em todos os momentos de nossas vidas. Quando rezamos, temos que colocar toda nossa pequenez e confiança, buscando se abrir para o chamado de Jesus, vivendo uma vida de oração e comunhão fraterna com as pessoas, quando escolho viver na simplicidade, quando aprendo a me aceitar do jeito que sou, e quando respeito e acolho as pessoas como elas são. São exemplos de amor, cuidado e entrega que fazemos a Deus durante nossa vida de oração.
Mas como será que Deus cuida? Ele cuida de nós à medida que somos coerentes com as escolhas e ações que fazemos na vida. Mas muita gente não percebe o cuidar de Deus, porque às vezes imagina que o cuidar é o Senhor realizar “Aquele Milagre”, na hora que Queremos com direito a fumaça, purpurina e luz. E não é bem assim, o cuidar e o amar está presente nas pequenas coisas, no cotidiano… Muitas vezes vivemos uma linda vida de oração, mas estamos com os olhos e ouvidos fechados para perceber as sutilezas que Deus nos faz a cada dia, através das pessoas, da natureza e da vida em comunidade.
A ação do cuidar de Deus em nós, não acontece somente no momento em que estamos rezando e naquele milagre que acontece quando mais precisamos. A nossa relação com Deus não pode ser instantânea que nem miojo que colocamos no fogo e em 3 minutos está pronto. O amor não pode ser instantâneo, ele tem que ser apurado, o amor é o que tempera a nossa relação com Deus e alimenta o nosso dia a dia, através do cuidar.
“Quando você ama, não é só você amando, é Deus amando dentro de você e através de você. É por isso que quanto mais amamos, mais sentimos a força e o poder do amor de Deus agindo em nós. Quem ama é mais feliz. Quem se esforça pra amar sabe o que é ser cuidado por Deus.” 
Ricardo Sá – Canção Nova.

Para refletir:

  1. Como é sentir-se cuidado por Deus?
  2. A partir de sua história pessoal, reze os momentos de cuidados de Deus mais expressivos em sua vida. 
  3. Acolhendo o amor de Deus, como você tem cuidado de si mesmo e dos outros?
Texto com Adaptações:
Livro:  Beber da Fonte da oração
http://eventos.cancaonova.com/pregacoes/deus-cuida-de-nos-pela-nossa-consciencia/

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *