Nosso Projeto de Vida

Compartilhar
O projeto de Deus a nosso respeito se revela finalmente na ressurreição de Jesus: somos criados e criadas para a Vida em plenitude.  Levamos escondido em nossos corações à semente de um mundo novo, que é o Reino de Deus, comparado por Jesus a um tesouro escondido, uma pérola preciosa. Os começos do Reino são pequenos, do tamanho da semente de mostarda… Mas essa semente cresce em silêncio e sua força não terá fim.
Um verdadeiro “projeto de vida”, não será nunca fruto de uma técnica ou metodologia. A psicologia nos ajuda a identificar os problemas, detectar os obstáculos, conscientes e inconscientes, que dificultam o nosso crescimento pessoal e comunitário. Mas ela por si só, não gera os valores positivos que nos motivam e impulsionam a crescer espiritualmente.
Jesus encarnou o Projeto de Deus para a humanidade. O evangelho nos apresenta este Projeto sob o nome de “Reino de Deus”, mas não nos diz como cada um de nós deve se inserir, concretamente, na sua realização. Em outras palavras: a revelação judeu-cristã nos mostra a “vontade universal” de Deus, mas não nos diz qual é a “vontade particular” de Deus a nosso respeito. 
A motivação mais forte que um cristão pode encontrar para perseverar em uma opção de vida nasce da convicção de que tais atitudes e comportamentos são queridos por Deus.  Para conhecer a vontade de Deus a nosso respeito, o primeiro passo é vivenciar um processo de discernimento. 
O projeto de vida deve responder aos anseios mais profundos do nosso ser; “Quais são os nossos projetos, pensamentos, e desejos para o futuro? O que procuramos ou ambicionamos? Em que colocamos a nossa realização pessoal?” A “eleição” como toda autêntica vocação humana não é um acontecimento ocasional, é parte constitutiva de nosso ser, nasceu conosco e vem se desenvolvendo e concretizando-se ao longo de toda vida.
A vontade de Deus é que respondamos livremente ao Seu amor por nós, exercendo nossa liberdade de maneira responsável, construindo um caminho de vida no desenvolvimento e prática do nosso projeto com base no Evangelho e mantendo uma relação de unidade e amor com o Deus de Jesus Cristo.
E aí, Vamos começar a construir  seu projeto de vida?

Fonte:  Projeto de vida: amar e ser amado – 
Coleção Leituras e releituras – Luís González –
 Quevedo,SJ – Edições Loyola, 2001.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *