PJ Oblatas participa de encontro de jovens da Região Belém

Compartilhar
A Pastoral Vocacional Oblata formou uma parceria com o grupo de animação Vocacional da Diocese da Região Belém (Zona Leste/SP). A finalidade desta equipe é cultivar na juventude a cultura vocacional, num sentido amplo, visando o chamado à vida, e o sentido dos diversos chamados que Deus faz para cada pessoa.  O intuito é despertar a juventude para as diversas vocações para que respondam suas inquietações em relação ao chamado de Deus em suas vidas.

A Diocese do Belém está dividida em 10 setores que são representados pelos bairros da Região. Neste ano de 2015 a equipe se concentrará com atividades em quatro setores: Carrão/ Vila Formosa, Vila Prudente e Tatuapé.

No último dia 22 de março (domingo) aconteceu o primeiro o encontro desta programação, na paróquia São Vicente de Pallotti e São Pedro Apostolo (Setor Carrão/ Vila Formosa), que acolheu cerca de 40 participantes. Com a assessoria de Marcelo Naves, (Professor de Filosofia, voluntário na pastoral carcerária e militante jovem) o tema “Como ser Jovem testemunhando o evangelho na sociedade atual”, foi abordado dentro de uma dinâmica de “roda viva”, onde o assessor colocava frases a respeito da sociedade, com questões políticas, econômicas e juvenis, que inquietavam os participantes a expressarem suas opiniões. 

Tivemos também a participação das noviças e postulante Oblatas na animação e na mística do encontro. As jovens Oblatas apresentaram em forma de teatro uma releitura da Parábola do Bom Samaritano, na qual o Samaritano era uma prostituta.

No segundo momento do encontro, o assessor trabalha a questão bíblica, fazendo um paralelo da estrutura política, econômica, social e religiosa do tempo de Jesus em Nazaré, com os tempos atuais, deixando claro que para ser testemunha do evangelho, é importante conhecer as estruturas da realidade que nos cerca para entender a nossa postura enquanto jovens cristãos e cristãs que desejam responder com alegria sua vocação sendo testemunhas de um mundo novo.

Abaixo veja algumas imagens do evento:

 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *