Sacramentos a Serviço da comunhão e da missão dos fiéis: Matrimonio

Compartilhar
A Instituição do Matrimônio foi oficialmente reconhecida como um dos Sacramentos da Igreja no Concílio de Latrão IV (1215). Teologicamente, o Matrimônio é considerado como Sacramento porque é a imagem da união de Cristo com a Sua Igreja.  Diferentemente dos outros Sacramentos, este não foi instituído por Cristo porque é anterior ao Cristianismo, mas foi elevado à dignidade de Sacramento por Cristo que reconheceu alguma coisa de fundamental e boa na instituição marital. (cf. Cân. 1055).
Segundo o CIC: 1601. – “O pacto matrimonial, entre os batizados, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, foi elevado por Cristo, como Senhor, à dignidade de sacramento.” (Cân. l055 §1).
O matrimônio é um Sacramento de Serviço (junto com a Ordem), através dele nos unimos ao sexo oposto para juntos construirmos uma família, vivendo uma doação total ao outro e a Deus, chamados a construir uma família cristã, com pensamentos retos e morais. Neste sacramento, precisa ser primeiro de tudo, um território santo com amor sincero e verdadeiro; os próprios noivos são os ministros, eles se comunicam um ao outro a graça do amor entre cristo. É muito significativo quando outro casal de marido e mulher se faz de testemunha qualificada do matrimonio. Eles preparam os noivos nas respectivas comunidades e como testemunho de sua fé lhes passam a própria experiência.
Deus nos fez para a felicidade, não nascemos para viver sozinhos, mas sim com uma companhia. O Pai quando criou o homem, deu a ele uma companhia: Eva. Deus também acrescentou: ‘Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne’.
 (Gn 2, 24).
Papa Francisco destaca a importância do Matrimônio:
“Na união conjugal, o homem e a mulher realizam esta vocação no sinal da reciprocidade e da comunhão de vida plena e definitiva. Quando um homem e uma mulher celebram o sacramento do matrimônio, Deus, por assim dizer, se reflete neles: imprime neles os próprios traços e o caráter indelével de seu amor. O matrimônio é o ícone do amor de Deus conosco”.
O Sacramento do Matrimônio é uma das grandes obras divinas, que foi criado para o Amor Familiar. A Família é o grande investimento que Deus criou, é através dela que se educa cidadãos retos procurando a imitação de Cristo Jesus.
Texto com adaptações.
http://papa.cancaonova.com/papa-dedica-catequese-ao-sacramento-do-matrimonio/
http://www.universocatolico.com.br/index.php?/matrimonio-sacramento.html
http://formacao.cancaonova.com/diversos/o-sacramento-do-matrimonio/

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *