A Importância do Agradecimento

Compartilhar
A gratidão é uma das maiores virtudes do ser humano e agradecer é importantíssimo em qualquer ocasião.
Agradecer por um gesto de carinho, uma ajuda, um favor, um apoio, por um presente, por um elogio, por acreditar na gente, ou simplesmente pela presença em nossas vidas. Pode ser um amigo, um amor, alguém da família, um vizinho, um professor, um colega de trabalho, até um desconhecido.
Fato é que muitas pessoas não sabem colocar em palavras toda a gratidão que sentem. Numa busca rápida no Google Trends descobrimos que mensalmente existem cerca de 40.500 buscas pelo termo “mensagem de agradecimento”. O que entendemos disso? As pessoas já sabem a importância de agradecer, mas talvez por insegurança ou medo de não escolher bem as palavras, recorrem à fórmulas prontas e mensagens padrão. Pois a nossa intenção aqui é derrubar esse mito: agradecer é necessário, mas o mais importante é a mensagem ser honesta e pessoal. Não exige formalidade, palavras bonitas, nem textos padrão. Precisa só de coração aberto e vontade de agradecer.
O gesto de agradecimento, em si, já é algo muito bonito. Algumas vezes basta um olhar, um abraço. E em outras ocasiões, um cartão bonito com um recado simples e verdadeiro, sem precisar de muitas palavras, cumpre a função. Se for escrito à mão, com sua letra, sua marca, fica mais especial. É bacana também arranjar uma oportunidade de entregar pessoalmente, para poder olhar nos olhos da pessoa e demostrar todo esse sentimento. É uma memória que ficará guardada pra sempre e que, principalmente nos dias de hoje, vai surpreender quem recebe.
Ser agradecidos é uma virtude que nos ajuda também a manter uma atitude mais positiva em nossa vida cotidiana, além de manter o bom humor e a paciência necessários para chegar a ter relacionamentos mais saudáveis e felizes.
Não foi por acaso que o Senhor nos convidou a ser agradecidos. Ele, que nos criou (e, por isso, nos conhece melhor que ninguém), sabe que ser gratos nos faz bem. Em última instância, Ele quer que sejamos felizes.
Por isso, vale a pena fazer do agradecimento parte da nossa vida pessoal, conjugal, familiar e social. Agradecer pela vida, pelo cônjuge, pelos filhos, pela saúde, pelo emprego, pela beleza da criação ao nosso redor, pelo olhar terno das mães, e até pelas provas e dificuldades que enfrentamos, pois elas nos ajudam a ser pessoas melhores.
Mostre para as outras pessoas a virtude da gratidão e convide-as a agradecer junto a você. Ser agradecidos também é uma graça de Deus!

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *