Vida Religiosa Consagrada

Compartilhar
Nós os chamamos de religiosos, religiosas, Padres, Irmãos, Irmãs, Monges e Monjas, e até Eremitas!
Eles se consagram a Deus nosso Senhor, atendendo a um chamado da Igreja e um apelo íntimo… 
De muitos modos eles e elas se consagram a um serviço particular, a um testemunho, segundo os carismas de suas Ordens, Congregações, com estilos e espiritualidades diversas, segundo a riqueza do Espírito.
O Concílio Vaticano II cuidou também deles e delas, há 50 anos, na Constituição Dogmática “Lumem Gentium” (“A Luz dos Povos”), e dedicou todo o Capítulo VI à Vida Religiosa Consagrada (VRC). Assim, mais uma vez, a Igreja reconhece entre os múltiplos caminhos de santidade o dom da VRC, como modo específico de servir, vivido no seguimento de Cristo. 
O chamado ao seguimento de Cristo na VRC é pura gratuidade de Deus. Quem dá seu “Sim” a esse chamado entrega-se totalmente ao seguimento de Jesus, procurando imitá-lo em sua atenção à Vontade do Pai, colocando-se ao serviço do Seu Reino de Amor e de Paz. Isso implica um esvaziar-se da própria vontade, para acolher e realizar a Vontade de Deus, Pai amoroso atento á felicidade de cada pessoa.
O que distingue os (as) consagrados(as) na Vida Religiosa das outras vocações são os votos que fazem de: castidade, pobreza e obediência; votos esses que podem ser traduzidos por: amor universal, despojamento e disponibilidade. Outra característica da VRC é a “vida comunitária”. A vida fraterna tem sua inspiração na vivência dos primeiros cristãos (ver At 4,32).
A VRC vive inserida num mundo de muitas mudanças e perda de valores. Todas as Congregações devem atualizar-se, mas com critério, discernindo o que deve ser mudado e o que deve ser conservado, mantendo-se fiéis ao espírito de seus Fundadores e suas intenções apostólicas evangelizadoras.
O Papa Francisco dedicou o ano de 2015 á Vida Religiosa Consagrada e exortou todos (as) os (as) consagradas (as) a viverem com fidelidade, criatividade e alegria esse seguimento.
Os religiosos e as religiosas recebem seus novos membros por pura graça de Deus, mas também com a cooperação, que Ele quer, do nosso testemunho, oração constante e fiel, e dos convites que façamos! É preciso  que peçamos vocações também e, em primeiro lugar, em nossas famílias! Que os Párocos e os Coadjutores promovam o conhecimento e o amor à VRC em suas pregações e suas palestras! E também nos grandes movimentos e associações leigas! Esta é a intenção  do Santo Padre Francisco com o lançamento deste Ano da Vida Religiosa Consagrada!       
Texto com Adaptações.
Ir. Luisa Maria Barreto Valle, ISJ
Fonte: Revista Mensageiro do Coração de Jesus

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *