Nossa Missão

Compartilhar
Jesus, nosso modelo e Mestre, viveu um projeto alicerçado em dois pilares centrais: 1) a vontade do Pai, sempre, em qualquer momento e circunstancia;2) a missão que o Pai lhe confiara, o Reino.
Sobre esses dois fundamentos solidíssimos, inabaláveis, banhados de eternidade, Jesus construiu toda a sua vida, o Evangelho, seu projeto redentor.
Com essas duas certezas-chave norteando seus passos, o Mestre “passou pelo mundo fazendo o bem”. Sereno e forte, impávido e criativo, porque ancorado nos desígnios do Pai, porque totalmente absorvido pelas exigências do Reino, da sua missão.

Séculos transcorreram . E a mensagem messiânica –  caminho, verdade e vida –  não envelheceu, não perdeu força, solidez, validade, repercussão das almas. O que vem de Deus resiste ao desgaste do tempo.
E a gente se interroga: qual é o projeto de Jesus para conosco? Simples e claro como o sorriso de uma criança: que eu, discípulo, siga seus passos, humilde e generosamente: 1) lutando incansavelmente pelo Reino; 2) bebendo do seu cálice missionário que tem Tabor e Calvário; 3) partilhando da mesa eucarística, hoje, para conhecer a glória da ressurreição definitiva, amanhã.

Programa simples, mas não tão luminoso, abrangente: buscando a vontade do Pai e vivendo a missão que Jesus me confia, dou sentido máximo ao meu existir peregrino. As mínimas tarefas se fazem grandes. Um copo de água doado a um pobre se faz imenso, abençoado. E um perdão difícil, recebido ou ofertado, repercute na eternidade.

Ser cristão é direcionar nossa existência para Deus, que encontrarmos no irmão de caminhada.Viver o Evangelho é conferir um sentido fundamental ao nosso cotidiano, levando também um significado profundo ao existir dos outros.

Ser cristão é investir o melhor de mim mesmo – intelecto, vontade e coração – no crescimento e na difusão do Reino. Olhos fixos do Pai e pés plantados no chão da realidade. Quando um grande ideal nos empolga e seduz, os horizontes se alargam, as perspectivas se alaram e a gente não perde tempo em coisas insignificantes, em ninharias ridículas, passageiras. Missão assumida, serenidade interior conquistada.
O empreendimentos duradouros exigem um preço, sempre: esforço diário, vontade de acertar, organização, disciplina, objetivos definidos, fidelidade até o fim. Quem lê e relê o Evangelho, a vida e a obra messiânica de Cristo, está no caminho certo e aprofunda a vivência de sua missão.
Pe. Roque Schinneider,SJ
Fonte: Revista Mensageiro do Coração de Jesus

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *