A Missão começou com eles, e continua conosco…

Compartilhar
“ A Igreja, que reconheceu a ação do Espírito Santo nesta obra, continua exortando-nos a permanecer fieis ao carisma de nossos fundadores que, atentos aos problemas de sua época, chegam a descobrir as necessidades da mulher… e levam-lhe uma resposta com os meios mais adequados para a sua… redenção”. (Constituições Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, nº 2).

A missão apostólica da congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor consiste unicamente em acolher, instruir, orientar, informar as mulheres que se encontram em contexto de prostituição. É impregnada de mística, profecia, compromisso e da ação Redentora de Jesus. 

A realidade de exploração vivida pelas mulheres que se encontram em contexto de prostituição, no ano de 1864 mobilizou o padre José Maria Benito Serra. Padre Serra atendia confissão das pessoas que estavam internadas no hospital São João de Deus – Madri, Espanha – e lá encontrou mulheres vítimas de doenças sexualmente transmissíveis adquiridas na prática da prostituição. 
Escutando as mulheres, padre Serra percebeu a realidade de exploração e a falta de oportunidade vivida por elas e sonhou a possibilidade de abrir uma casa/abrigo para acolhe-las. Uma casa que estaria com as portas abertas para as mulheres, lugar onde elas poderiam encontrar novas oportunidades.
Para que pudesse levar adiante esse sonho, ele pensou em Antonia Maria de Oviedo que durante muito tempo sentia o desejo de doar sua vida em uma missão. Antonia tinha muitas habilidades que contribuiriam para o crescimento da missão.
No dia 1º de Junho de 1864 foi inaugurada a primeira casa para colher as mulheres, cujo objetivo era “Acolhida de qualquer mulher, independente de país, cidade, idade, condição e saúde”. 
No Brasil, as Irmãs Oblatas chegaram no ano de 1935 e atualmente a missão é desenvolvida em quatro projetos: Pastoral da mulher (Juazeiro da Bahia); Diálogos pela Liberdade (Belo Horizonte); Força Feminina (Salvador); e Projeto Antonia (São Paulo). 
Fonte: Revista Comemorativa Projeto Antonia / 
Constituições Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.

Curta nossa página no Facebook

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *