Vida Religiosa Oblata – Um Jeito de Ser e Estar no mundo.

Compartilhar
A Vida Religiosa Oblata nasceu no ano de 1970 no povoado de Ciempozuelos – Madri – Espanha. Foi fundada por Antonia da Misericórdia que foi convidada por padre Serra para abraçar a missão com as mulheres em contexto de prostituição.
A princípio Antonia não queria fundar uma Congregação, mas sim uma Obra social, animada por valores evangélicos. Mas os acontecimentos a levaram a descobrir que Deus a queria fundadora.
O Específico da Vida Religiosa Oblata é a coragem de doar sua vida numa missão tão única e desafiadora. Em um de seus escritos, Antonia (fundadora da congregação) nos fala: 
“Que as Oblatas sejam Oblatas, que amem as moças, que se acostumem com as moças, que aprendam a lidar com as moças, que saibam ter paciência com as moças, mas não aquela paciência fria, gélida, estoica; mas uma paciência doce, amorosa”. 
Quando nos aproximamos da realidade das mulheres, entendemos as palavras de Antonia e percebemos o que Jesus queria Dizer quando nos falava: “as prostitutas vos precederão no Reino dos Céus”.  Mt. 21,31
Atualmente a congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor está presente em diversos países do mundo. O traço específico de sua espiritualidade é: trilhar as pegadas de Jesus Redentor e na medida do possível fazer-se semelhantes a Ele.
E umas das atitudes que configuram uma oblata são: Acolhida, Doação e disponibilidade. As Oblatas são Mulheres disponíveis para abraçar o convite de Jesus Redentor e trabalhar para o fim da exploração das mulheres. 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *