Unção de Jesus em Betânia – João 12.1-11

Compartilhar
No início da semana santa, o Evangelho de João, nos ajuda rezar a importância do amor e do perdão. Portanto, a casa de Marta, em Betânia é o lugar preferido de Jesus. Por que aí estão seus verdadeiros amigos: Lázaro, Marta e Maria. Nesta família de irmãos, possui lugar para partilhar a vida, descansar, curar as feridas e se refazer para continuar a missão.

Nestes dois versículos do evangelho de João, temos duas ações importantes; são duas mulheres apaixonadas por Jesus. Marta, que dá o melhor que tem de si, prepara o jantar e serve a mesa. Maria, pegou seu perfume valioso, e durante a ceia, e derramou sobre os pés de Jesus. São gestos de acolhida, amor, e cuidado com a vida do mestre. Maria ungiu Jesus, e o perfume se espalhou por toda casa.  Espalhou-se o perfume da acolhida, da bondade, da ternura, do respeito, da amizade profunda, da solidariedade, esta é a fragrância que a casa de Betânia compartilhou com Jesus.
E todos os anos, os Evangelhos nos recordam o ato destas grandes mulheres. Hoje, quais as mulheres que nos ajudam a recordar que estão ao nosso lado que nos ajudam a fazer memória da nossa cultura e tradição de fé?  Como resgatar em nossa vida os valores e atitudes que Jesus Redentor, veio para nos ensinar? Será que podemos aprender um pouco com Marta e Maria? 
Compartilho essa reflexão com você que também busca saciar seu coração em Deus. 
Jesus abre meu coração e todo meu ser de mulher consagrada para exalar o teu cheiro: de amor, compaixão e Misericórdia. 
Ir. Sirley da Silva, OSR
Conheça nossa página no Facebook Vocacional Oblatas

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *