Vida e missão de Madre Antonia – A Despedida

Compartilhar
Madre Antonia perde a visão por conta de catarata nos olhos e assim, teve que com muito custo se afastar das atividades, mas seguia a vida comunitária, mas em pouco tempo seu estado de saúde agravou, devido a alguns problemas que tinha.
Uma Irmã conservou os conselhos que ela lhes deu três dias antes de morrer. Um dia, dizia-lhes: 
“Minhas filhas, tenham muita caridade umas com as outras; ajudem-se umas às outras; amem-se muito santamente todas; saibam todas suportar e tolerar umas às outras; não falem dos defeitos das outras, pois todas nós os temos… Suportem-se a si mesmas; se tiverem de suportar algo em seus afazeres, suportem-no o melhor que puderem e não façam sofrer as outras.  Recebam como vinda de Deus  a Superiora que lhes for dada. Comportem-se bem com ela; terá defeitos como todas os temos, eu também os tive; respeitem-na e não a façam sofrer… Eu amei a todas com verdadeiro carinho de mãe e  continuarei fazendo o mesmo por toda a eternidade… Cumprimentem de minha parte cada uma sua família, que me despeço delas; gosto muito de todas elas e estou muito grata por seus favores; que me recomendem… Portem-se bem com nossos benfeitores e não se esqueçam de rezar por eles, pois muito lhes devemos… Que seria de nós se não fossem eles?… Também me preocupo muito com as moças e as Marias. Pobrezinhas! Não as esquecerei! Quando trabalharam! Não as esquecerei por toda a eternidade…”
Dizia tudo isso com voz muito baixa, o que fazia todas as Irmãs chorarem.
“Também temos de agradecer muito ao senhor capelão tão bom que temos. Quanto bem ele tem feito a mim nestes dias! Nenhum confessor me teria ajudado tanto quanto ele…”. 
Uma Irmã lhe disse: Madre dê-nos agora sua bênção. Pôs-lhe o crucifixo na mão e a Madre começou assim: “A benção do Pai, o amor do Filho e a graça do espírito Santo. Amém”. 
Fonte: A Venerável Madre Antonia – A pedagogia do Amor
Biblioteca Histórica – Origens da Congregação
Conheça nosso Instagram: @vocacionaloblatas

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *