Juventude e Bíblia: Anotar o que chama atenção

Compartilhar
Todo católico que lê a Bíblia sente a necessidade de, em diferentes momentos, fazer uma maior análise daquele livro específico. Há vários conhecimentos que servirão não só para o fortalecimento da fé como para um debate com os amigos e também com a comunidade da igreja. E nada melhor do que separar um caderno com suas anotações ou fazer marcações no próprio livro. Lembre-se que ele é seu e quanto maior intimidade você tiver, mais vai memorizar com facilidade e transformá-las em um marco da sua vida.
Imagem: @mattbotsford
Outro bom conselho para o católico que lê a bíblia é ter sempre em mãos um dicionário. Ao conhecer a bíblia, você perceberá que há várias expressões que não são mais utilizadas e por vezes uma só palavra pode atravancar a leitura. Se souber o significado pode continuar adiante e só se prender em casos mais complexos.
O ideal é que você tenha, diariamente, pelo menos 30 minutos para o estudo e, gradualmente, vá aumentando esse tempo de acordo com a sua disponibilidade. Disciplina é a melhor forma de fazer com que o estudo não só renda, mas também que evoluamos na nossa compreensão para conhecer a Bíblia. Esse horário vai depender da sua rotina diária e pode ser tanto no começo da manhã, à tarde ou antes de dormir. O importante é persistir e não interromper ao começar a ler a bíblia.
Ler é importante, mas é necessária também uma reflexão sobre a leitura. Tanto pode ser logo após sua rotina diária, como também durante outras partes do dia. Com o seu caderninho de anotações em mãos, reveja os principais tópicos lidos e relembre o que mais te tocou, o que aumentou sua fé, o que servirá como exemplo e experiência para a sua vida.
Conheça nosso Instagram @VocacionalOblatas

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *