Nosso Deus é um Deus da vida.

Compartilhar

Nós, Irmãs Oblatas, experimentamos na realidade em que vivemos um Deus Pai/Mãe que se interessa por todo o humano, (Ex 3,7) faz surgir à vida onde está ameaçada, oprimida, oculta. Caminha conosco, nos interpela e nos envia a experimentar e compartilhar a salvação com as mulheres que se encontram em contexto de prostituição.

Este Deus se faz presença humana, próxima, solidária e libertadora em Jesus, que é a fonte de nossa espiritualidade desde as origens. (Jn 4,7-226; 10,11-19). Nela beberam os fundadores e cada uma das Irmãs ao longo desta história congregacional.
Seguir Jesus Redentor significa manter viva sua memória, realizar e viver seus valores e atitudes no aqui e agora, e contaminar sua esperança salvadora. 
A vida de Jesus é o transbordamento da misericórdia de Deus Pai. A misericórdia vivida por Jesus nos desafia a abandonarmos os apegos e a sintonizarmos nossa vida com o projeto de Deus. 
Para viver atitude de misericórdia é necessário configurar nossa vida com a vida de Jesus. Ele nos convoca a sermos misericordiosas na gratuidade e na solidariedade.
Jesus pela sua maneira de viver a misericórdia debruça-se sobre as misérias humanas e revela-se extremamente sensível as necessidades dos pobres, enfermos e pecadores. Jesus demonstra sentimentos de compaixão, ternura, bondade, misericórdia e perdão frente às fraquezas humanas; Toda pedagogia de Jesus é permeada de sentimentos de compaixão, de misericórdia e de acolhida, Jesus não repele o pecador, pelo contrário, busca-o, vai ao encontro da ovelha perdida (Lc. 15,4-7). Esta parábola mostra-nos como Jesus nos acolhe em seus braços.
Somos chamadas a darmos continuidade à missão de Jesus, revelando o rosto misericordioso de Deus Pai, junto às mulheres que vivem em situação de prostituição.
Fonte: Arquivo Oblata.
Conheça nosso Instagram @VocacionalOblatas

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *