Luta contra o Tráfico de Mulheres e Crianças para fins de Exploração Sexual.

Compartilhar
O Tráfico de Pessoas é um delito que atenta contra os Direitos Humanos, pois viola e degrada a essência da pessoa: sua vida, liberdade, integridade e dignidade.
O Tráfico de Pessoas para fins de exploração sexual afeta, sobretudo a infância e a juventude. Segundo a Organização Internacional para as Migrações – OIM, há dois milhões e meio de crianças e adolescentes/jovens vítimas deste crime no mundo, cujo modo de operar é majoritariamente pela Internet, mas também por outros meios, como  ofertas  de trabalhos fáceis, a viagem dos sonhos, relacionamentos afetivos (…) ou ainda por meio de ameaças, sequestro ou rapto.
Além da exploração sexual as pessoas são também traficadas para fins de trabalho escravo, tráfico de órgãos, adoção irregular, casamento servil, mendicância e para atividades criminosas ilegais como drogas.
Conforme o artigo 3º do Protocolo das Nações Unidas para prevenir, reprimir e sancionar o trafico de pessoas, especialmente de mulheres e crianças, como complementa a Convenção das Nações Unidas contra a Delinquência Organizada Transnacional.

É bem difícil quantificar a escala mundial do tráfico de pessoas, fala-se que anualmente umas 800 mil pessoas são traficadas  através das fronteiras internacionais dezenas de  milhares de outras   são também traficadas  dentro das  fronteiras de seus próprios países.

A demanda de mão de obra barata, de serviços sexuais e de certas atividades ilícitas  são as causas originarias do trafico  de pessoas. A falta de oportunidades e recursos econômicos, entre outros, são fatores que contribuem para a esta realidade. (https://www.iom.int/es/lucha-contra-la-trata-de-personas).

As instituições que trabalham pela erradicação do tráfico de pessoas, com entendem  que é necessário que este dia se converta em uma  data de referencia para toda a sociedade.

É um dia para a reflexão e  empenho no enfrentamento desta realidade criminosa, que se configura  a  escravidão moderna  de nossos dias. Vamos acender a esperança na promessa de Jesus: de que uma nova vida é possível.

Conheça nosso Instagram @VocacionalOblatas

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *