Missão Oblata além fronteiras

Compartilhar
Lúcia Maria dos Santos, Irmã Oblata do Santíssimo redentor que trabalha no Projeto de missão em Lobito – Angola. Esta brasileira, oriunda de Minas Gerais, completou 25 anos como religiosa oblata. E segue trabalhando em favor de 60 mulheres que atualmente se beneficiam das atividades e programas do projeto que a congregação tem no país africano.
O Projeto de Lobito, fundado no ano de 2001, oferece cursos e oficinas de alfabetização, beleza, informática e cozinha, às mulheres que exercem a prostituição, em sua maioria, adolescentes entre 12 e 17 anos, que encontram no projeto um caminho que as ajudará a gestar seu futuro. Além destas oficinas, o projeto conta com uma área de atenção psicológica onde uma psicóloga ajuda às mulheres em seus problemas. 
Cada semana, as irmãs saem às ruas de Lobito para ajudar estas mulheres que, por falta de trabalho ou problemas familiares, acabam exercendo a prostituição. O sucesso do projeto está no fato de que a maioria delas acabam encontrando trabalho, graças à formação recebida. 
Lúcia Maria aponta que um dos principais problemas que se enfrenta é conscientizar e sensibilizar a sociedade angolana do problema da prostituição. Um objetivo que embora difícil, pouco a pouco vai se conseguindo, pois, há alguns anos atrás, a prostituição era um tema do qual não se falava, já que o tema não era tão globalizado como está atualmente. Embora com a necessidade de sensibilizar a população, as irmãs encaram um país que continua em instabilidade, o que dificulta no planejamento, pois não podem realizar projetos que sejam a/de longo prazo. 
Mas esta situação delicada não impede que Lúcia veja um horizonte de esperança ao perceber como cada vez mais mulheres buscam as Irmãs Oblatas para sair da prostituição, chegando muitas vezes a pedir que as reserve uma vaga no projeto mesmo quando não há previsão de alguma formação. 
A presença de Deus na experiência de cada uma das mulheres e jovens, e a maneira em que se ajudam e se esforçam para superarem, faz que as Irmãs Oblatas de Angola continuam lutando por ser pontos de luz, referencias em meio a escuridão.
Conheça nosso Instagram @VocacionalOblatas

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *