A Beleza da Vida Religiosa Consagrada

Compartilhar
O lema das (os) religiosas (os) é: “Que Cristo cresça e eu diminua!”. A pessoa consagrada tem os olhos fixos na glória de Deus e na salvação do mundo. Aponta para o primeiro lugar de Deus e para a elevação da dignidade humana.  A pessoa consagrada se compromete com o “esquecimento de si e a promoção do outro”. Vida consagrada quer dizer: “eu sou de Deus e para os outros”. É uma vida descentralizada de si e concentrada em Deus e no próximo. Eis a beleza, a riqueza, o Segredo da vida consagrada.
Como é belo ver religiosas (os) nos recantos mais distantes da nossa terra, nas pastorais sociais, nas periferias, nos hospitais, nas escolas, nas missões além fronteiras, nos mosteiros e nas favelas. Por acaso não é belo ser pobre, casto, obediente? Não é belo viver em comunidade?
O Concilio Vaticano II, O Papa Francisco e a CNBB se referem à Vida Consagrada com gratidão, admiração e reconhecimento. Afirmam que as (os) consagradas (os) colocam o Evangelho no centro de suas vidas, que adornam a Igreja com seus carismas, que são profetas do Reino, que são pais e mães fecundos porque são dons de Deus para o povo. Sabemos que a vida religiosa passa por crises e noites escuras. Não devemos, porém, apagar a mecha fumegante, nem quebrar o caniço rachado. A hora da crise é também hora de Deus. O Papa Francisco diz: “Não se pode pensar a Igreja sem a vida religiosa”.
As (Os) Religiosas (os) foram conquistadas por Cristo Jesus, ajudam a curar feridas e aquecer corações. Despertaram no mundo o amor a Deus e a defesa da vida, da dignidade humana, da opção pelos pobres. Tornam a Igreja atraente pela ternura, consolação e misericórdia que testemunham. São o abraço de Deus ao mundo, ajudam a reconstruir o paraíso perdido. A vida religiosa e consagrada é, em si mesma, um jardim feito de flores diferentes, para transformar os desertos em jardins, embelezar a Igreja, elevar o mundo, ser a glória de Deus.
 Enfim, os religiosos e as religiosas são um abraço de Deus ao mundo, um beijo amoroso, um carinho e ternura do Pai para com a Igreja, e a humanidade inteira.Vida consagrada e religiosa é um jeito de se viver a radicalidade do batismo, o chamado à santidade, a vocação comunitária e a coragem profética. Cada consagrado sabe que Jesus lhe diz: “tu és importante para mim”.
Trechos do texto de:Dom Orlando Brandes 
Fonte: Revista Mensageiro
Curta nossa página no Facebook e Instagram 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *