Deixe que Deus cative seu coração

Compartilhar
Certa vez, os discípulos pediram a Jesus: “Senhor, ensina-nos a rezar”. Provavelmente eles já tinham presenciado várias vezes o recolhimento de Jesus para orar ao Pai. Assim foi no deserto, nas vésperas da escolha dos doze e em outros momentos. Sabiam que a “água viva“ que o mantinha fiel à sua missão era tirada da oração e eles queriam aprender como Jesus o fazia. Na ocasião, Cristo ensinou o Pai-Nosso e pediu que as orações fossem feitas humildemente no interior do quarto. Lá onde podemos estar a sós com Deus. 
Jesus não dava uma receita de oração, mas indicava o modo como ele mesmo rezava. Por isso a melhor maneira de aprender a rezar é observar a oração dele.
A primeira coisa a destacar é o modo como Jesus trata Deus, ou seja, chama-o de Pai. Chamar a Deus de Pai é ousar tratá-lo como alguém próximo de nós. Os antigos ressaltavam o temor de Deus, agora trata-se do amor. Para quem a palavra pai não ajudar, pode-se também tratá-lo de mãe, amigo, amado, ou seja, co-mo uma referência de amor. Entrar em oração é encontrar-se com alguém que nos ama e que quer ser amado.
Santo Inácio de Loyola dizia que a maior graça a alcançar na oração é o conhecimento interno de Cristo, ou seja, poder tornar-se amigo íntimo dele. E a melhor maneira de conseguir isso é tratá-lo desde já como nosso grande amigo.
Saint-Exupery, em O Pequeno Príncipe, diz que o amigo é aquele que tornou nosso coração cativo. Aquele que alegra nossa vida com a simples notícia de sua chegada. Deus quer ser esse amigo, e orar é deixar-se cativar por Ele.
Para se conseguir uma amizade, é preciso gastar tempo com ela. Não podemos ser amigos de Deus se não damos tempo a Ele na oração. A intimidade se consegue com o contato freqüente. Mas não qualquer contato (o paciente pode se relacionar anos a fio com seu médico sem se tornar íntimo dele), mas um contato de amor, confiança e gratuidade. Os amigos são aqueles com quem nos relacionamos sem nenhum outro interesse que não seja o desfrutar da companhia agradável do outro.
O verdadeiro amigo chega a tornar-se um “outro eu”. Assim deve ser a oração: recolhido nos lugares próprios para privacidade, ter um momento de diálogo, ter uma alegria pela presença de Deus. Se fizermos isso freqüentemente, Deus vai se tornar cada vez mais íntimo, até se tornar um verdadeiro Pai.

Curta nossa página no Facebook e Instagram

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *