Páscoa – Passagem para a vida

Compartilhar
Páscoa… Mais do que um evento situado no passado de nossa história da fé, um lugar/ realidade onde nossa humanidade encontra seu definitivo lugar na consumação da missão do Cristo. Esta história da redenção humana em Cristo tem seu inicio muito antes da vida humana de Jesus. Escolhendo um povo, Deus se mantém fiel àqueles que ama. Quando a morte coletiva se impunha em um contexto de opressão no Egito, o Senhor luta por seu povo e o conduz de volta ao chão próprio e, mais do que isto, à vida e à liberdade.
Para nós cristãos, em Cristo, a verdadeira Páscoa,a verdadeira passagem da morte para vida, acontece. Na cruz e ressurreição do Filho de Deus, os descaminhos da humanidade são reconduzidos aos verdadeiro caminho, lugar de vida para a humanidade, desejando pelo Senhor de todos os caminhos. Mostrando-nos o verdadeiro rosto misericordioso e repleto de amor do Pai, Jesus nos revela e nos insere na própria vida de comunhão da Trindade Santa, apontando a definitividade do abraço Divino, espaço-lugar para onde tendemos.
Esta esperança, caminho aberto pela fidelidade amorosa e criativa de Deus, e que se manifesta em plenitude no Filho Jesus, surge como “chave de leitura” para abrirmos a porta no sentido mais profundo de nossas experiências cotidianas. Perceber os caminhos da vida no interior desta pedagogia pascal ilumina nosso olhar sobre a nossa própria história, mesmo as coisas mais simples.

Pe. Maikel Dalbem, C.Ss.R
Conheça nosso Facebook e Instagram

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *