Há 209 anos nascia Padre José Serra

Compartilhar
Em 11 de maio, a Família Oblata de todo o mundo celebra o aniversário de nascimento de José Maria Benito Serra que fundou, junto com Antonia de Oviedo, a Congregação de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor; 
Por este motivo, o Blog Vocacional ao longo deste mês  irá apresentar um  pouco da vida de Padre Serra e você poderá entender o porque este homem é denominado profeta da Justiça e compaixão. 

Há 209 anos nascia Padre José Serra

  

A história de nosso Padre Fundador se passa no século XIX, durante a guerra da Independência no ano de 1808, momento em que as revoluções caracterizariam o século. Naquela época a sociedade espanhola não tinha muita segurança, e dentro destas circunstâncias, um casal, assim como vários, sai de Barcelona em busca de um local tranquilo para construir sua família.

E em Mataró o casal Sr. José Serra Fuster e Dona Teresa Juliá, formam sua família. Desse matrimônio nasce José Eudaldo Antônio Serra y Juliá, no dia 11 de maio de 1810. Um dia após o seu nascimento, foi batizado (12/05/1810), na igreja de Santa Maria
Ele era caçula da família, sendo que tinha uma irmã e irmãos mais velhos, filhos do segundo casamento do pai. Ainda pequeno; o menino Serra fica órfão e passa a ser criado por tutores. Com seus irmãos, não mantinha um relacionamento muito constante; pois, cada um seguiu seu caminho, mas existia um carinho entre eles que sempre se manifestavam quando se encontravam.
Em sua juventude ele experimentou os desafios e dificuldades apresentadas pela vida; ainda adolescente começou a trabalhar num estabelecimento comercial em Barcelona.
Os primeiros estudos do jovem Serra foram feitos em Barcelona junto dos Padres Escolápios num internato para meninos pobres. Esses primeiros anos de estudo são a base e o fundamento na formação da personalidade de Padre Serra.  Em seus estudos em La Cava (Nápoles) dedicava-se com muito esmero, defendendo com vigor a filosofia tomista e acreditando que, com os estudos dessa filosofia, desapareceriam os erros e a antipatias contra os tronos e o altar. Ele se confessa tomista entusiasta desde a juventude e dizia:
 “… transbordo de alegria ao ver a gloriosa restauração que se está fazendo dessa doutrina que, desde os meus primeiros anos, foi objeto de estudo do meu apaixonado coração.”
Fontes:
Duas histórias um único caminho
José Maria Benito Serra – Profeta da Justiça e compaixão
Biblioteca Histórica Vol.  III.1  e Vol. III.2 – José Maria Benito Serra
 – Estudos sobre sua vida – Missionário.

Curta nosso  Facebook e Instagram 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *