Há 209 anos nascia Padre José Serra – Decide ser Monge

Compartilhar
Em 11 de maio, a Família Oblata de todo o mundo celebra o aniversário de nascimento de José Maria Benito Serra que fundou, junto com Antonia de Oviedo, a Congregação de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor;

Por este motivo, o Blog Vocacional ao longo deste mês  irá apresentar um  pouco da vida de Padre Serra e você poderá entender o porque este homem é denominado profeta da Justiça e compaixão.

Há 209 anos nascia Padre José Serra

Decide ser Monge.

O jovem José Eudaldo (padre Serra) tinha ambições maiores do que passar a vida por detrás de um balcão de comércio, e assim seguiu os impulsos do seu coração. Ele sentia um chamado especial: sua vocação de ser missionário falaria mais alto, e assim o fez.

Aos 16 anos, após concluir os estudos, ingressa no mosteiro Beneditino, continua seus estudos, torna-se culto e poliglota. Toma o hábito no mosteiro de São Martinho (Santiago) no dia 15 de dezembro de 1827 e se torna Padre José Benito Serra. Depois da profissão, ele estudou em Navarra no colégio dos Beneditinos, faz o curso de humanidades e ciências, hebraico e grego, entre outras matérias. 
Infelizmente a situação não foi tranquila e feliz, naquela época acontecia uma forte perseguição a tudo o que se referia à igreja, e Padre Serra teve que sair da Espanha para refugiar-se em Roma, e nesta cidade permaneceu por alguns anos. 
Na vida de Padre Serra existiu algo que sempre o inquietou: a vocação missionária. Ele alimentava o sonho de ir para outras terras, para as Missões e dedicar sua vida em prol dos indígenas. Padre Serra rezou e discerniu este chamado com Deus e consultou seus superiores e o Papa sobre este desejo, e em 1845 ele foi enviado para a Austrália com o Padre Beneditino Rosendo Salvadó, o amigo com o qual partilhava seus sonhos missionários.

Fontes:
Duas histórias um único caminho
José Maria Benito Serra – Profeta da Justiça e compaixão
Biblioteca Histórica Vol.  III.1  e Vol. III.2 – José Maria Benito Serra
 – Estudos sobre sua vida – Missionário.

Curta nosso Facebook e Instagram 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *