MARIA, Mãe que intercede e ensina.

Compartilhar
Maria, a Mãe de Jesus, é com razão invocada como nossa intercessora junto de Deus. Pode não parecer, mas é um lado moral no jeito de entender e de buscar a proteção de Nossa Senhora. Quando pedimos sua ajuda, muitas vezes também pensamos em Maria na figura de Rainha e superpoderosa. A coroação de Maria como Rainha de fato simboliza o projeto do Amor de Deus em tornar a Humanidade participante de sua grandeza infinita.
13 de Maio Dia de Nsa. Sra. de Fátima.
Maria mostra como Deus está realizando eu sonho. É o que nos ensina o Concílio Vaticano II. Mas diferente disso seria entender a figura de Rainha com alguém muito influente junto do Rei; e aí entra um pouco a ideia de que Nossa Senhora fosse aquela que dá um jeitinho para controlar os esquecimentos ou até os maus humores de Deus. Isto não é bom, pois está claro no Evangelho: Deus sabe de tudo de que precisamos e cuida de nós. Seria como duvidar do Amor de Deus.
Buscar a ajuda de Nossa Senhora é antes de tudo reconhecer e experimentar esse amor infinito de Deus no meio dos problemas da vida. E então nos apegamos a Nossa Senhora para viver da melhor forma as fases da vida que enfrentamos. Ela é aquela que participou tão de perto da vida de Jesus, seu filho e Filho de Deus. Enfrentou momentos muito difíceis, desde a perda de Jesus no templo, símbolo de nossas crises e dúvidas de fé na busca de Deus; e também a carência de sentido de vida, representada na falta do vinho na festa; o encontro com a justiça de Deus para além do nepotismo familiar (Lc 8,19-21); e ainda o amargor da injustiça e do sofrimento na morte de Jesus; antes de experimentar sua ressurreição. No meio de tudo isso Ela aprendia de Jesus como fazer. Diz o Evangelho “Maria guardava tudo em seu coração” (Lc 2,16).
Então fica mais claro: vale sempre pedir a ajuda de Nossa Senhora em tudo; mas é preciso  chegar pedindo junto que Ela nos ensine como sermos filhos e filhas de Deus nos entreveros da Vida. Ela é alguém que participou direto da vida de Jesus. Aprendeu Dele como o constante Amor de Deus não nos livra de todos os problemas, mas sempre está por perto, dando forças e ensinando a superá-los. Então, junto com o apoio de Mãe, Nossa Senhora vai sempre dizendo “Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2,5).
Pe. Márcio Fabri dos Anjos C.Ss.R
Revista de Aparecida, maio 2017
Curta nosso  Facebook e Instagram 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *