Há 209 anos nascia Padre José Serra – Primeiros passos para uma nova missão

Compartilhar
Em 11 de maio, a Família Oblata de todo o mundo celebra o aniversário de nascimento de José Maria Benito Serra que fundou, junto com Antonia de Oviedo, a Congregação de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor; 

Por este motivo, o Blog Vocacional ao longo deste mês  irá apresentar um  pouco da vida de Padre Serra e você poderá entender o porque este homem é denominado profeta da Justiça e compaixão. 


Há 209 anos nascia Padre José Serra Primeiros passos para uma nova missão.


Ele mesmo dizia: “Eu quero salvar essas mulheres, já recorri a todas as casas estabelecidas… e, se todas as portas se fecharem, abrir-lhes-ei eu uma onde possa salvar-se…”.

Isto nos mostra que Padre Serra fez uma experiência de ser tocado por esta realidade, tal como Jesus diante das mulheres, ele se compadece: “Isso era demasiado doloroso para que eu pudesse presenciá-lo sem determinar-me a fazer algo em seu benefício.”.
Ele está decidido a iniciar a obra, e logo enfrenta as primeiras dificuldades. Carece de recursos econômicos e também tem consciência de que por tratar-se de mulheres, deverá ser uma mulher a dirigir o seu Asilo. Isso, a principio, não o assusta, pois ele já pensava em pessoas que poderia confiar em ajuda-lo, como Antônia Maria de Oviedo, que estava buscando responder o chamado de Deus em sua vida e que há tempos buscava como servir a Deus. 
Após muitas buscas, sem conseguir quem as acolhessem, ele começa a pensar na possibilidade de abrir ele mesmo uma casa para recebê-las. Porém, por tratar de mulheres, Padre Serra acredita que deveria ser uma mulher a coordenar este trabalho e assim ele pediu ajuda a Antonia. Qual foi a resposta dela?
“Não, não posso comprometer-me. Não é minha vocação e, por melhor que seja a missão de regenerar essas jovens, sinto-me sem forças para carregar nos ombros tão pesada cruz…”.
As obras de Deus não só se consolidam com a prova; por isso Serra não se assusta:
“Não lhe peço que faça nada contra sua vontade e com repugnância julguei que a senhora era muito adequada para ajudar-me, mas não deve fazer nada sem gosto… pedirei esmolas e farei todo o possível e, se ninguém me ajudar, eu o farei tão-somente com a graça de Deus e com o apoio daquele que levou nos ombros a ovelha perdida e que não quer a morte do pecador, mas que esta se converta e viva…”.
Antônia, decidida como nunca, toma a liberdade de escrever-lhe e de levantar-lhe suas objeções:
“O senhor não pode empreender diretamente a execução de tão santo projeto. Como o considerarão em Roma? E que dirá a Rainha ao saber que o senhor volta a ter em mente uma fundação?… Não, mil vezes não, mas podemos o senhor e eu, trabalhar de um modo indireto. EU darei o meu dinheiro e farei tudo o que puder, ainda que me repugne…”
O Bispo não desanima; continua crendo naquele que lhe infundiu a ideia. E Antonia Maria Oviedo, rendida já diante da Virgem do Bom conselho, toma a sua decisão definitiva. Ela a comunica da seguinte maneira aos senhores Rúbio:
“Eu, vendo-o tão decidido, pedi-lhe que esquecesse as minhas objeções, que as perdoasse, e lhe prometi então ajuda-lo…”.
O Bispo de Dáulia já tem sua colaboradora.

Fontes:
Duas histórias um único caminho
José Maria Benito Serra – Profeta da Justiça e compaixão
Biblioteca Histórica Vol.  III.1  e Vol. III.2 – José Maria Benito Serra
 – Estudos sobre sua vida – Missionário.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *