Pilares e Valores que Motivam a Atuação

Compartilhar
O trabalho realizado pelos projetos da Rede Oblata está alicerçado numa estruturada proposta pedagógica de acompanhamento às mulheres em contexto de prostituição. A atuação da Rede está fundamentada num conjunto de valores sólidos, com uma inspiração bem específica e traços característicos que tornam única e singular a atuação. 
A vivência cotidiana com as mulheres tem mostrado que as mesmas buscam nossas unidades com demandas variadas que giram em torno do acesso a Saúde, Assistência Social, Previdência Social, busca de espaços de lazer, terapias holísticas, rodas de conversa e cursos formativos. O trabalho realizado com elas tem sido direcionado para a defesa e garantia de seus direitos, na perspectiva do protagonismo da mulher, uma vez que

A questão central do trabalho com a mulher em contexto de prostituição é o seu protagonismo, levando em conta todo o contexto em que ela vive (pobreza, drogas, doenças mentais etc.). Mesmo que não tenhamos respostas para superar todos os problemas relacionados à prostituição, entendemos que é essencial que as mulheres possam ser protagonistas (independente da saída da prostituição ou não), ocorrendo o seu reconhecimento como mulher e com capacidade de definir sua própria história, porque entendemos que a mulher torna-se sujeito da sua história mesmo no contexto de prostituição.” (Proposta Pedagógica de acompanhamento às Mulheres em Situação de prostituição, p.89)

É essencial resgatar a compreensão de que, quem define sua história é a própria mulher, por este motivo todas as ações realizadas visam o fortalecimento da mesma neste processo de escolha, dando-as oportunidades concretas para a sua reinserção social. 

“Existe clareza quanto à definição da Missão dos Projetos. Concordamos que o foco junto às mulheres é o protagonismo, que pode ou não levar à saída da prostituição”. (Proposta Pedagógica de acompanhamento às Mulheres em Situação de prostituição, p.93)

O tema da prostituição muitas vezes entra em segundo plano no contexto social destas mulheres, uma vez que, como qualquer brasileira/o que é privado dos direitos básicos, a busca por acesso a saúde de qualidade, moradia adequada, alimentação, ensino, entre outros, são prioridade.

Como Rede enxergamos cada mulher para além dos estigmas e preconceito social, buscamos fazer junto com elas o caminho de libertação de uma sociedade patriarcal que nos limita como mulheres e nos classifica. Em cadacada encontro com as mulheres, vivemos o sentido da sororidade que nos irmana e nos fortalece,  pois assim vamos contra a uma cultura da competição entre nós mulheres, imposta pelo pensamento patriarcal.

Saiba mais sobre nossa missão com as mulheres em contexto de prostituição nas redes sociais. Acesse:

Unidade da Rede Oblata em Juazeiro: https://unidadeoblatajuazeiro.blogspot.com
Unidade da Rede Oblata em Salvador: http://projetoforcafeminina.blogspot.com/
Unidade da Rede Oblata em São Paulo: http://projetoantonia.blogspot.com/
Unidade da Rede Oblata em Belo Horizonte: https://dialogospelaliberdade.oblatassr.org/

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *