Espiritualidade que Motiva a Atuação

Compartilhar
“As pessoas evolvidas nos projetos da Rede Oblata enfrentam cotidianamente situações de miséria, opressão, discriminação e violência nos âmbitos econômicos, político, social, cultural e de gênero, vivenciadas pelas mulheres em contexto de prostituição. pode-se dizer que se atua em campo conflitivo onde “são chamadas a manifestar a presença de Deus revelado em Jesus e a atualizar a sua presença, posicionando-se segundo os critérios de ação de Jesus” (Proposta Pedagógica de acompanhamento às Mulheres em Situação de prostituição, p.145)
A missão Oblata, inspira-se no projeto social de Jesus Redentor, pois acredita na face de um Jesus encarnado na realidade, que caminha com as mulheres e não as condena.
Por vezes a moral presente em nossa sociedade nos transforma em sepulcros caiados que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundices. Cf. Mt. 23,27. Deixamo-nos guiar por nossos preconceitos e não enxergamos as mulheres como pessoas imagem de Deus.

Diante de um experiencia de amor e proximidade com as mulheres e pecadores, Jesus expressa: “os publicanos e as prostitutas vos precederão no Reino de Deus” (Mt 21, 31).  o mistério que envove a pessoa de Jesus está sempre girando em torno do perdão e da acolhida livre de preconceito.
Jesus que é divino, se faz humano em plenitude ao aproximar-se daquelas/es que necessitam com o coração aberto. Que sejamos tão humano quanto Jesus para entender a beleza do perdão.

Entre em Contato Conosco

Unidade da Rede Oblata em Juazeiro: https://unidadeoblatajuazeiro.blogspot.com
Unidade da Rede Oblata em Salvador: http://projetoforcafeminina.blogspot.com/
Unidade da Rede Oblata em São Paulo: http://projetoantonia.blogspot.com/
Unidade da Rede Oblata em Belo Horizonte: https://dialogospelaliberdade.oblatassr.org/

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *