A realidade das mulheres neste tempo de Pandemia

Compartilhar

O Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), há duas semanas suspendeu temporariamente as suas atividades nas Unidades da Rede Oblata Brasil. O distanciamento social é necessário para minimizar a expansão da contaminação pelo (COVID-19).

Apesar do fechamento das unidades, as equipes continuam atuando home office para atender às demandas das mulheres que exercem a prostituição, buscando estratégias junto a diversas instituições frente à pandemia.

Não obstante, o trabalho continuará através da articulação em rede, atendimento virtual às mulheres, elaboração de materiais gráficos de formação e informação com o objetivo de tranquilizar e informar as mulheres, entre outras ações que a realidade local exige.

O exercício da atividade prostitucional apresenta particularidades conforme a região do país em que está localizada, o que demanda de cada Unidade da Rede Oblata uma atuação distinta.

O que há em comum entre os projetos: a vulnerabilidade socioeconômica a que estão expostas às mulheres que estão no exercício da prostituição. Em função das urgências impostas pela necessidade da sobrevivência, muitas mulheres apresentam dificuldades para abandonar os locais de prostituição e alguns administradores destes locais se valem desta fragilidade para mantê-los abertos. Somente fecham mediante a ordem do Estado ou a presença da polícia, como ocorreu no último domingo dia 21/03 em 4 hotéis da região central de Belo Horizonte.

Diante desses desafios, nós da Rede Oblata estamos “tecendo” varias redes de articulação e enfretamento dessa realidade juntamente com o poder público, ONG’s, diversas instituições sociais e empresas para minimizar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres.

As principais ações que estamos desenvolvendo são:

  • Apoio às iniciativas dos coletivos de mulheres;
  • Articulação com empresas, instituições religiosas e outros para a doação de cestas básicas e artigos de higiene;
  • Apoio social e psicológico via whatsapp;
  • Articulação com o poder público através da Secretárias do Migrante; Centros Pop’s e consultórios de rua e outros;

E, como sempre as mulheres têm sido nossas mestras. Mesmo submetidas a tantas violências e violações de seus direitos fundamentais elas demonstram resistência e resiliência nesses dias tão difíceis.

Nós Oblatas, apostamos na utopia: o mundo será um lugar melhor se perseverarmos “na batalha pela justiça social.”

Depoimentos:

É difícil, tem hora que dá vontade de tomar umas cachaças. Mas agora estou mais controlada vou tomar é um café. A gente tem que se cuidar para proteger os outros.” (T.P.)

“Eu tenho um pacote de arroz e um feijão sobrando aqui em casa. Vou levar para as meninas que estão lá na “casa (albergue da prefeitura).” (TP)

“Ontem as meninas chegaram muito assustadas por tudo que tinha acontecido, a polícia fechando os hotéis e tal… mas depois que chegaram aqui na casa estão mais tranquilas. Dormiram bem a noite e agora estamos preparando nosso café”.(J)

Leia o texto na Íntegra no Blog do Diálogos – Click Aqui

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *