A misericórdia de Jesus Vence a violência e a morte

Compartilhar

Celebramos hoje o domingo da Misericórdia. somos convidadas/os a testemunhar o amor e a misericórdia de Deus que está sempre de braços abertos para nos acolher.

Ir. Evelyn Caroline, Oblata do Santíssimo Redentor escreve sobre o significado de Misericórdia. Acompanhe:

Neste tempo o que seria a Misericórdia

A Misericórdia é ver a realidade das pessoas, da humanidade que está sofrendo, deixar-se tocar, indignar-se, transformar essa energia que brota em nós em ações criativas para junto a estas realidades reverter estas situações. É um processo que tem principio meio e fim. Não é suficiente com só fazer obras de misericórdia para acalmar a consciência, é necessário seguir esses passos e desencadear processos e ações que visem à transformação de estruturas injustas e opressoras, segundo a prática e a práxis de Jesus de Nazaré.

É verdade que sempre se falou que Deus se deixa tocar ao coração pelo sofrimento, Mas eu suspeito de um enfoque baseado só no sofrimento, é mais é deixar-se tocar pelas preciosidades das pessoas, da alegria, da coragem, da ousadia tem a ver com a imagem de sagrado que temos. Penso que por ai pode ir um viés da misericórdia. Haveria que modificar a raiz latina e partir de letare cordia = deixar-se tocar pelo que nos traz alegria, amor.
E assim como falamos que ao deixarmos tocar pelo sofrimento nos indignamos aqui poderíamos dizer que deixamos que todos esses aspectos positivos das pessoas, por exemplo, as mulheres que acompanhamos criem uma teia de vida nova porque realmente partimos de um audire= ouvir com o coração e deixar janelas portas abertas a novas percepções, concepções do sagrado, a redimensionar esses aspectos de preciosidades da vida, para que realmente possamos ter uma nova humanidade, nova porque é humana e renovada. E lutar para tecer essas redes de prioridade, e não um noticiário que semeia calamidades e noticias agorentas, senão que traz todas aquelas iniciativas que estão fazendo a diferencia. Eu penso que essa foi à proposta de Jesus. Por isso escancarou nos chefões do seu tempo e morreu porque acreditava nessa diferencia que ele tentou viver. Por isso vive depois de tantos séculos nutrindo e alimentando nossa esperança, nossas incertezas, nossos sonhos, nossas alegrias, nossas ressurreições e insurreições.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *