Etapas Formativas

O Projeto Formativo da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor tem como base as seguintes dimensões:

*Humana: favorece o processo de integração da pessoa;

*Cristã: que visa o conhecimento de Jesus Redentor e o compromisso com o Projeto do Reino;

*Comunitária: favorece a capacidade para o trabalho em equipe e impulsiona a corresponsabilidade e o sentido de comunidade;

*Missionária: estabelecer comunhão com as pessoas em situação de empobrecimento social, em especial com as mulheres em situação de prostituição.


Etapas da Formação:

Acompanhamento Vocacional
Durante o período inicial de aproximação com a Congregação, a jovem que deseja se tornar uma religiosa Oblata é acompanhada por uma irmã através de Encontros Vocacionais, cartas e visitas, etc. Além disso, pode ter um período de experiência em nossos projetos pastorais para que conheça melhor nossa vida de oração, nossa vivência em comunidade e nosso serviço.


Aspirantado
É a etapa em que a pessoa vive uma motivação, inquietude e um sentimento movido pelo Espírito. A partir desses movimentos e dessa realidade, ela percebe que Deus está chamando. Para isso possibilitamos um discernimento que permita ir percebendo alguns sinais do que Deus quer dela. Isso pode ser feito através de um contato gradual e progressivo com a Congregação e com a missão.
               
Postulantado
É a etapa em que a pessoa vai clarificando o chamado que Deus está fazendo. A pessoa inicia e aprofunda o autoconhecimento no processo de integração humana, na vivência das diversas relações, na vida comunitária, nas motivações vocacionais, tendo em vista o conhecimento de Jesus Redentor e o relacionamento pessoal com Ele. É um período privilegiado em que a pessoa faz a descoberta progressiva e busca a identificação com o Carisma e Missão da Congregação, aprimora seus conhecimentos e avalia suas capacidades para a vida em comum, amadurecendo suas opções     
                                                      com vistas a um projeto de vida.
Noviciado
É a etapa em que a pessoa aprofunda e fundamenta o chamado de Deus, iniciando uma experiência de vida religiosa num processo de maior configuração com Jesus Redentor no Carisma das Irmãs Oblatas.
Fortalece a integração na comunidade, no contexto social, na realidade específica da mulher em situação de prostituição e no contexto eclesial, e vai se inserindo progressivamente na dinâmica e na missão da comunidade e na missão da mesma. Para isso a Congregação proporciona a jovem um tempo maior para a 
                                           experiência de Deus, aprofundamento do carisma e espiritualidade Congregacional, da Palavra de Deus, da vida comunitária e da missão. Com essa experiência a jovem pode confrontar e discernir toda sua vivência, o que lhe permite aprofundar seu conhecimento e seu crescimento nas diversas dimensões de sua pessoa. Ao final desta etapa a jovem faz uma opção consciente e livre de seguir a Jesus, segundo o carisma das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.
Juniorato
É a etapa em que a pessoa consolida sua opção vocacional como Oblata do Santíssimo Redentor vivendo um processo de integração de sua vida psicológica, afetiva, espiritual e missionária.
Nesta etapa, busca-se responder às exigências de um novo perfil de Vida Religiosa, consolidar o seguimento de Jesus na missão Oblata e resignificar a identidade carismática com a capacitação e formação crítica, assumir maior compromisso, e postura profética, experimentar e expressar a misericórdia redentora, ser mulheres mais integradas, que vivem com alegria e respeito às diferenças na 
                                                      vida comunitária, na missão e nas relações interpessoais.
Formação Continuada
É a etapa em que a irmã continua seu processo de crescimento seguindo a Jesus Redentor. É no cotidiano da comunidade, missão e contexto sócio-politico-cultural que acontece a formação de cada irmã.

Para que a formação tenha mais clareza, nesta etapa enfatizamos os ciclos vitais, tendo em conta as necessidades de cada pessoa, de forma que isso a ajude a redimensionar e consolidar a opção de vida consagrada com vistas à missão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *