Domingo, feriado do 20 de novembro, as Irmãs Oblatas de São Paulo participaram das bonitas celebrações da consciência negra.
As irmãs Maria Helena e Alejandra, estiveram presentes na celebração do Santuário de São Judas (Jabaquara), onde se comemorou os 40 anos de lutas e festividades pela Consciência Negra. A missa muito bonita, levou a assembléia a refletir sobre a capacidade que todos temos de enxergar as formas ideológicas da sociedade. Com consciência, alcançamos o discernimento para trabalhar e lutar por uma sociedade fundada na justiça e na fraternidade, pontos fundamentais do Projeto de Deus; Projeto que promove a liberdade e a vida, em plenitude, para todos.
Na Catedral da Sé, centro de São Paulo, as irmãs Florinda e Roseli acompanharam a celebração que foi presidida pelo chanceler da Arquidiocese de São Paulo, padre Eduardo Viveira e concelebrada por outros seis padres. Membros da Pastoral Afro, movimentos sociais e entidades negras católicas relembraram que este ano de 2011, foi decretado pela ONU o ano Internacional dos Povos Afrodescendentes com a finalidade de trazer para o debate político mundial o racismo, as estratégias para sua superação, os direitos dos povos afrodescendentes, o respeito às suas diversidades e heranças culturais. No ritmo da dança e dos cânticos animados, celebraram o Deus da Vida e a Memória de Zumbi dos Palmares.