Acolhendo e cultivando a semente da vocação foi o tema do primeiro encontro vocacional deste ano, realizado na comunidade Nazaré de 15 a 17 de março de 2013. Contamos com a participação de cinco jovens que estão em processo de discernimento Vocacional no SAV Oblatas e com a presença de Ir. Roseli, Paula e a Postulante Priscilla, e a partir da tarde do sábado, pudemos ter a presença das Irmãs. Maria Helena e Beatriz.
Seguimos aprofundando o tema do encontro com uma dinâmica da mão, onde elas foram motivadas a buscar elementos do discernimento vocacional. Iniciamos com uma música do Ivan Lins “MÃOS”, em seguida fomos motivando-as a contemplarem as próprias mãos, que pudessem observar cada marca que traziam que contemplassem cada dedo e as digitais contidas, que são as marcas que nos identificam e são únicas, e assim como as digitais, nós somos assim para Deus. Pedimos para que em silencio pudessem contemplar “Poemas das Mãos” que tinha trechos espalhados pelo ambiente e em seguida voltassem a contemplar a própria mão, pensando o que aquilo representava no processo de cada uma. Em seguida foram convidadas a ficar em dupla e neste mesmo silêncio contemplar a mão da outra, a tocá-la e perceber a outra, aquela que caminha junto com você, motivando-as a perceberem a diferença entre as mãos, a singularidade de cada dedo, de como ficaríamos se não tivéssemos um dos dedos, sempre fazendo um paralelo com nossa busca. Para finalizar o momento, convidamos a pintarem as mãos com tinta guache e marcarem a pintura num TNT; depois de deixarem sua marca fomos partilhar, refletir com elas este momento que foi profundo, marcante.
Encerramos nosso encontro com uma adoração ao Santíssimo Sacramento, foi um momento de fazer uma retrospectiva do encontro, retomar tudo aquilo que foi vivenciado e entregar nas mãos do Pai. Iniciamos este momento com a música “Tu és o Sentido”, de Suely Façanha e terminamos entregando para elas um símbolo que elas pudessem retomar este encontro. Podemos dizer que foi um encontro onde elas puderam se perceber, se perguntarem como anda este solo sagrado? Como estão cuidando desta terra? Como fazem para regar esta terra que Deus as deu.