Experiência formativa com enfoque na Amazônia – Por Ir. Ivoni

Compartilhar

Ao buscar uma formação missionária promovido pelo Centro Cultural Missionário, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Conferencia dos Religiosos dos Brasil (CRB) e do Instituto Superior de Filosofia Berthier de Passo Fundo (RS), tive como objetivo fazer uma reciclagem e aprofundamento no seguimento de Jesus Redentor nesta caminhada da Vocação/Missão de Irmã Oblata.

Esses dias para mim, foram significativos na renovação do meu desejo de seguir Jesus na vida cotidiana, junto às mulheres pobres em situação de prostituição e naquelas que são vítimas do tráfico humano, vendo nelas, como dizia Madre Antônia: “a Imagem do Redentor”. O curso me ajudou aprofundar a espiritualidade nessa mística redentora encarnada na mulher em situação de risco.

Esta experiência formativa partiu da realidade da pessoa com as seguintes abordagens e mediações: Dimensão Humano-afetiva com a mediação da psicologia que aprofunda as motivações, passando pela dimensão Bíblica que leva a descobrir a raízes da missão na caminhada do povo de Deus, de Jesus e da comunidade das/os discípulas/os, embasado na Teologia Fundamental “… a missão vem de Deus, é de Deus.

É Deus quem faz acontecer”, tocando a dimensão Geográfica da missão perpassando a realidade sócio-eclesial, aprofundando a questão Histórica, para aprender com aquelas/es que nos antecederam e indagando no hoje a situação atual, considerando a realidade Socioambiental que tocam os desafios da inculturação com a contribuição da Antropológica Cultural, a reflexão Ecumênica e inter-religiosa para tornarmos facilitadoras/es do diálogo e da comunhão e concluímos, com a dimensão Espiritual, deixando que a graça de Deus nos transforme e transforme toda a Missão.

Esta experiência foi um presente de Deus, um momento de benção e renovação, agradeço todas as pessoas que contribuíram e facilitaram-me esta oportunidade. “Deus lhes pague!”

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *