Projeto de Vida – O que significa?

Compartilhar
Nossa vida é um dom precioso e temos que cuidar dela com muito carinho. Somos seres especiais e raros, nos quais o universo investiu bilhões de anos para que pudéssemos existir. Cuidar dessa riqueza é viver bem é organizar a vida para sermos felizes. Mas o ser humano diferentemente de outras espécies, pressupõe ter um sentido para a vida, ter uma causa pela qual possa lutar por uma razão que nos mantenha vivas e vivos.
Projetar a vida é essencial, é um caminho de opções e discernimento que influenciará os rumos de uma pessoa que quer ser feliz. Pensar e escrever o projeto de vida ajuda a pessoa encontrar os elementos necessários para que possa tomar decisões maduras e acertadas, contribuindo para sua realização como pessoa ativa na sociedade.

Para a/o cristã/o é assumir a missão de Jesus, colocar a pessoa no centro (Marcos3, 1-6), ser livre e libertador das amarras que impedem o povo de viver feliz. A/o cristã/o é chamada/o a construir um mundo cuja tônica é a partilha. O projeto de vida precisa considerar essa meta, planejando momentos de revisão de vida, de prática e avaliação para que tenha coerência, e o seus frutos sejam pessoas solidárias e ternas nos relacionamentos e na defesa da justiça e da paz.
Vamos juntas e juntos entender mais sobre projeto de vida, para tomar nossas histórias pelas mãos e organizar o caminho em busca de uma causa que alimente toda a vida, dando sentido à nossa existência para se ter um mundo mais feliz.
 Nas próximas postagens Vamos acompanhar o que é o Projeto de vida e o seu sentido, passo a passo.
Texto com adaptações:
*Livro Papo Jovem 1 – Projeto de vida – 
Casa da Juventude Pe. Burnier –Goiânia/GO 2007
*http://www.mundojovem.com.br/artigos/projeto
-de-vida-para-jovens-que-querem-mais

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *