Acolher com o coração é nossa missão – Rede Oblata

Compartilhar
Unidades de missão da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.
Neste mês de Julho, o Blog oblatas vai apresentar os projetos de missão da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor no Brasil. 
Nossas unidades estão presentes em três estados: Diálogos pela Liberdade (BH), Projeto Antonia, a Luta de cada Mulher (SP), Projeto força Feminina (BA) e Pastoral da Mulher de Juazeiro (BA), formando a Rede Oblata que tem como objetivo, lutar pelo fortalecimento e reconhecimento da mulher na sociedade, contra discriminação racial, de gênero, classe ou orientação sexual. 
Buscam vivenciar uma Igreja Povo de Deus, assumindo a perspectiva de uma espiritualidade libertadora, inspirados no agir de Jesus Cristo: a forma como Ele lidava com as pessoas, seu modo de se aproximar e estabelecer vínculos, de fomentar a mudança na vida, de estimular, questionar e refletir sobre a própria realidade, apropriando-se da mesma.
O Trabalho cotidiano das unidades se dá com uma equipe multidisciplinar, onde atuam psicólogas, educadores sociais, Irmãs e voluntários.  A atuação das unidades é respaldada pelos princípios de Padre Serra e Madre Antônia, fundadores do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, tendo como teorias referenciais; o Carisma das Imãs Oblatas, Teorias Feministas, humanista, Teologia da Libertação e Eco feminista.
Nas próximas semanas vamos conhecer cada unidade e trabalho desenvolvido.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *