Há 209 anos nascia Padre José Serra – Amadurecimento da Missão

Compartilhar
Em 11 de maio, a Família Oblata de todo o mundo celebra o aniversário de nascimento de José Maria Benito Serra que fundou, junto com Antonia de Oviedo, a Congregação de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.

Por este motivo, o Blog Vocacional ao longo deste mês  irá apresentar um  pouco da vida de Padre Serra e você poderá entender o porque este homem é denominado profeta da Justiça e compaixão.

Há 209 anos nascia Padre José Serra

Amadurecimento da Missão

Serra e Antonia aguentam, resistem e superam os desafios. Eles trabalham , criam , pedem ajuda aos amigos, etc. Finalmente decide fundar uma Congregação Religiosa junto com Antonia de Oviedo. E assim no dia 02 de fevereiro de 1870, nascia uma nova Família na Igreja: Oblatas do Santíssimo Redentor.

A partir desse momento, Serra “de longe ou perto” – como dizia Antonia – se dedicará, principalmente, a acompanhar a nascente Congregação. Sua função será orientar, dirigir e cuidar para que aquela intuição inicial se desenvolva e adquira um estilo todo peculiar. Deverá manter o trabalho de Antonia e das primeiras Oblatas. No ano de 1876. Dezesseis jovens pedem para entrar na Congregação. A partir deste ano também começam a surgir pedidos de fundações em diferentes partes da Espanha.
Foram doze, as casas fundadas durante a vida de Padre Serra, conhecido também como o Bispo de Dáulia. O tempo foi passando e ele segue contemplando e desenhando criativamente aquela filigrana, cuja história começou num dia de primavera do ano de 1864. 

Fontes:
Duas histórias um único caminho
José Maria Benito Serra – Profeta da Justiça e compaixão
Biblioteca Histórica Vol.  III.1  e Vol. III.2 – José Maria Benito Serra
 – Estudos sobre sua vida – Missionário.

Curta nosso Facebook e Instagram 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *