Convivência das formandas em SP

Compartilhar
De 07 a 12 de Dezembro de 2011, aconteceu a convivência das formandas e formadoras do Aspirantado e Postulantado de Belo Horizonte com as Comunidades das Irmãs Oblatas de São Paulo.
As formandas Priscilla, Ana Paula, Evelyn e Luiza
Na chegada no dia 07/12, às jovens e as formadoras foram acolhidas pela Comunidade Betânia. Na manhã do dia 8/12 as formandas conheceram e enfrentaram o trânsito e o metrô da cidade de São Paulo, saindo da zona leste em direção a zona sul, para visitar e passar o dia com as irmãs da Comunidade N. Senhora do Perpétuo Socorro, e aproveitando para conhecer o Projeto Antônia– A Luta de Cada Mulher.
Formandas e Irmas da Comunidade Betânia
O dia 09 foi um dia dedicado à convivência com as Irmãs da Comunidade Betânia, iniciado com uma significativa oração comunitária preparada pelas Irmãs deste tempo de advento; depois aproveitaram o tempo livre para conhecer o SAV (Serviço de Animação Vocacional). A parte da tarde foi toda dedicada à troca de experiências entre as Irmãs e formandas sobre a vida e história vocacional Oblata e finalizaram o dia com a Santa Eucaristia.


Na comunidade Betânia, as formandas trabalharam no dia 10/12 a síntese da experiência vivida no ano de 2011 na comunidade formativa e fizeram a avaliação anual, contando com a contribuição de Ir. Ivoni Grando. 


No final do dia visitaram as irmãs da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, onde partilharam um momento orante, onde fizeram memória de uma história vivenciada por muitos anos na Congregação, começada por Madre Antonia; “Na época do Natal escondiam o menino Jesus durante uma celebração natalina, e as jovens formandas saíam à procura pela casa; aquela que encontrasse, ficaria cuidando do menino Jesus por um ano e no próximo natal será escondido novamente. 



Com isso a madre fundadora queria ensinar a experiência do cuidado, da preservação da história e do 
desapego.” Quem encontrou o menino Jesus foi a Postulante Evelyn, e o dia foi encerrado com uma saborosa pizza.

Finalizando estes dias de convivência, as jovens foram no domingo dia 11, conhecer o Noviciado Santíssimo Redentor, onde prepararam juntas com as Irmãs um delicioso almoço, e para terminar foram passear no parque e conhecer a decoração natalina da Avenida Paulista.


A aspirante Priscilla Fernandes relata como foi esta experiência com as Irmãs:

Formandas e Paula do SAV Oblata

“A começar pela acolhida de cada comunidade, obrigada a todas foi extraordinário. Consegui, perceber a importância da vida fraterna, no gesto das Irmãs, no cuidado, atenção é algo que vem de dentro. Nas partilhas do dia a dia, na convivência entre uma conversa e outra,como aprendi com as atitudes delas. Me fez também parar e olhar para dentro.

Celebração com as Irmãs da Comunidade
 Nsa  Sra. Aparecida

Particularmente, eu gosto muito de ouvir, principalmente experiências daquelas que já passaram por tudo que estou passando, aprender com cada uma. Estar com elas foi olhar e ver a alegria de ser Oblata, isto é fascinante. Renova a minha busca,mantém-me perseverante no caminho. Sabendo que as dificuldades existirão, mas que a confiança em Deus vai além. 


Formandas e Irmã Lúcia da Comunidade
Nsa Sra Perpétuo Socorro
Duas palavras que ouvi lá e que levarei comigo em especial nessas férias: Perseverança e Oração. Onde falavam, sem oração não existe vocação. A oração é a nossa base,nosso fundamento e o nosso sustento.

Obrigada a cada Irmã, que fez a diferença nesses poucos dias que passamos em SP, mas que valeu muito a pena.”
Formadoras e Formandas com as Irmãs
da Comunidade do Noviciado
Formandas conhecendo a decoração Natalina de SP

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *