Projeto Antonia participa de palestra na Universidade de Santo Amaro

Compartilhar

Palestrantes

A Universidade de Santo Amaro (UNISA), promoveu no último dia 12 de março um evento em comemoração ao dia Internacional da Mulher, intitulado de “Momento cultural (história, música e poesia em homenagem às mulheres)”.  Ir. Lúcia Alves da comunidade Nsa. Sra. Perpétuo Socorro, foi convidada pela Profª. Doutora Marlene A. Ataíde, do curso de Serviço Social para compor a mesa temática com os seguintes temas:  





– Mulheres em situação de prostituição na região central de Santo Amaro
– O significado do trabalho com mulheres infectadas com o vírus HIV 
– Ser uma travesti: do preconceito à aceitação – Palestrante
– A mulher negra: suas lutas e conquistas no desempenho do papel intelectual
– Mulheres vítimas de violência doméstica – Palestrante
– O desafio do trabalho numa instituição totalitária chamada FEBEM
Ir. Lúcia



Representando o Projeto Antonia, Ir Lúcia falou sobre o perfil e a realidade das mulheres em situação de prostituição no bairro de Santo Amaro. Também abordou temas como os locais (privês, boates, rua e praça) e as condições onde elas exercem a prostituição, e sobre a atuação do Projeto Antonia na Região da zona sul de São Paulo.






Irmãs Lúcia Alves e Lúcia Webler

Este ano o projeto Antonia fechou parceria com a faculdade de Serviço Social da UNISA com objetivo de realizar uma pesquisa sobre a prostituição na região de Santo Amaro e formalizar a atuação de estagiárias de serviço Social dentro do Projeto Antonia. 

A professora e Dra Marlene A. Ataíde será a coordenadora da pesquisa. Junto com algumas das integrantes da equipe do Projeto Antonia, se está elaborando o projeto de pesquisa que será desenvolvido pelas alunas e alunos do curso de serviço social com o apoio do Projeto Antonia.

                          
                              Regiane Asst. Social do Projeto Antonia, Ir Lúcia e Ir. Manuela

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *