Cerimônia de Ingresso ao Noviciado

Compartilhar

No dia 27 de junho as Irmãs Oblatas celebram a festa de Nossa Senhora Perpetuo Socorro, padroeira da congregação e exemplo de entrega, fé e amor para o nosso carisma e missão.


Nesta data tão significativa as pré-noviças; Ana Paula, Brenda, Evelyn, Luiza e Priscilla deram um passo a mais em sua caminhada de discernimento vocacional, iniciando o Noviciado; que é a etapa em que a jovem aprofunda e fundamenta o chamado de Deus, iniciando uma experiência de vida religiosa num processo de maior configuração com Jesus Redentor no Carisma das Irmãs Oblatas.




Fortalece a integração na comunidade, no contexto social, na realidade específica da mulher em situação de prostituição e no contexto eclesial, e vai se inserindo progressivamente na dinâmica e na missão da comunidade e na missão da mesma. Para isso a Congregação proporciona a jovem um tempo maior para a experiência de Deus, aprofundamento do carisma e espiritualidade Congregacional, da Palavra de Deus, da vida comunitária e da missão.

Com essa experiência a jovem pode confrontar e discernir toda sua vivência, o que lhe permite aprofundar seu conhecimento e seu crescimento nas diversas dimensões de sua pessoa.
Ao final desta etapa a jovem faz uma opção consciente e livre de seguir a Jesus, segundo o carisma das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.


Com uma Celebração Eucarística presidida por padre Gabriel da paróquia Santa Rosa de Lima e marcada por muita alegria e cantos, as noviças fazem o pedido formal a Ir. Analita Albani, coordenadora provincial e rezamos em ação de graças pelo Chamado e Resposta destas jovens. Este momento contou com a participação familiares das jovens e a presença de irmãs de diversas comunidades.



As Noviças não conseguiam conter o sorriso e o brilho nos olhos, afinal é um passo a mais no processo vocacional de cada uma, é a confirmação do chamado, a resposta ao amor incondicional do Redentor. E todos que estavam presentes, compartilhavam dos sentimentos, no olhar, no sorriso e por meio de palavras iniciadas pelo padre durante a homilia.

A fórmula que elas leram simbolicamente foi ofertada no altar, como também cada símbolo trazido pelas comunidades Oblatas. Durante a celebração elas receberam o cordão com a face de Jesus Redentor e o livro das constituições da Congregação, que marca a maneira de viver a espiritualidade Oblata e a forma de ser religiosa na igreja.





Finalizamos este momento louvando, pedindo a bênção e a proteção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e festejando o dom da vida de Ir. Alejandra, formadora das noviças.





Veja mais fotos abaixo:

 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *