Flashes da Comunidade Nazaré 2 – Por Ir. Beatriz

Compartilhar

A Comunidade se reuniu no dia 31 de março para retomar os encontros semanais que acontecem nas tardes de 2ª feira. Foi uma programação especial de partilha da Assembleia Pré- capitular e do Capítulo Provincial, onde as que participamos também compartilhamos a luz que ali recebemos do novo Conselho Provincial através da vela acesa. 
Rezamos juntas uma síntese do Credo de Animação, já que o mesmo vale para a animação comunitária, da qual somos todas responsáveis. Ao final revisamos a programação anual das atividades previstas para o ano que nos animam a viver o nosso Projeto “Envelhecendo com Graça”.

A Regional Rio de Janeiro da CRB programou para este ano “Manhãs de Espiritualidade” e começamos muito bem na manhã do dia 6 de abril com a assessoria do Pe. Carlos Palácio, provincial dos jesuítas do Brasil e que assessorou o nosso Capítulo Geral na Espanha. 

O tema foi a primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium – Alegria do Evangelho. Foi uma manhã fantástica e questionadora que nos animou a aprofundar esse documento eclesial dirigido para toda Igreja, todos os cristãos e que fortalece a VRC na vivência do sentido profundo do processo de reestruturação das Congregações.
É uma oportunidade de conhecer um pouco o mais o coração do Papa Francisco e o dinamismo que ele quer dar ao seu pontificado, mas, sobretudo a Igreja.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *