Especial Mês Vocacional – Toda Vida é Vocação

Compartilhar
Toda vida é vocação.
O ser humano está em constante busca de um sentido para sua vida. É este sentido que faz cada pessoa reunir suas forças e orientá-las numa determinada direção. O modo como a pessoa realiza suas aspirações e expressa o seu modo de ser numa determinada ação ou atividade é chamado vocação.
Por trás da questão sobre o que fazer, deve estar sempre presente a pergunta sobre o que se deseja ser. Nossa realização e nossa felicidade implicam em vivermos aquilo que de fato nós somos.
A vocação no sentido mais profundo envolve a pessoa em sua totalidade, ou seja, tudo o que escolhemos e fazemos expressa a vocação que temos.
No horizonte da fé, a vocação parte sempre da iniciativa divina. O primeiro chamado que Deus faz a todo ser humano é o chamado à vida. Por ele recebemos a existência como dom e missão.
Na perspectiva cristã, vocação corresponde à resposta que damos a Deus através do seguimento de Cristo. Em Jesus, encontramos o sentido último de nossa existência. Pela vivência da vocação cristã, continuamos a missão redentora de Cristo na história.
(Livro: Vocação e Vocações Redentoristas)

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *