Advento: Ele vem chegando …

Compartilhar
O Advento é o tempo litúrgico de preparação alegre para o Natal. Se fôssemos traduzir o sentido dessa palavra, seria melhor usar as expressões: “Ele vem chegando…” ou “Ele está pra chegar…” Ele, quem? Jesus, nosso Redentor.
A Liturgia, porém, não se contenta em comemorar um acontecimento do passado. Ela não somente recorda o que aconteceu, mas, pela força do Espírito Santo, atualiza para nós, hoje, o mistério da Encarnação. A celebração litúrgica louva a Trindade santa pela vinda do Verbo eterno, e, ao mesmo tempo, renova a presença viva de Jesus no meio de nós, levando-nos a celebrar a alegria da nossa fé.

Os 4 domingos do Advento nos convidam a meditar sobre duas dimensões da vinda de Jesus. A primeira vinda, quando se encarnou no seio de Maria Santíssima e nasceu em Belém. E a segunda vinda, quando voltará para encerrar a história humana e julgar os que aceitaram e os que rejeitaram o Reino de Deus, inaugurado por Ele.
A Liturgia da Palavra, que anuncia essa segunda vinda, nos convida a fazer um balanço da nossa vida, ao longo do ano que está para terminar. Vale a pena examinar até que ponto nossa vida e nossos atos caminharam de acordo com o Reino de Deus. É tempo de acertar bem as contas, seja para agradecer, seja para pedir perdão, se ficamos em dívida com o mandamento do amor, com a justiça, com a verdade, com a caridade etc.
O melhor modo de preparar o Natal é cuidar do presépio do nosso coração, para que esteja bem limpo e iluminado. Não podemos perder de vista que a segunda vinda de Jesus para nós pode acontecer a qualquer momento da nossa existência. Talvez, ao invés de celebrar o Natal de Jesus para nós, iremos celebrar o nosso Natal para Jesus.
Jesus, nossa Cabeça, já nasceu. Nós, o seu Corpo, ainda estamos nascendo. Natal de Jesus é passado, celebrado com alegria e esperança. O nosso Natal com Jesus é presente, na medida em que o Espírito Santo vai realizando o nosso nascimento espiritual, para que brote em nós, através da graça divina, uma nova criatura, semelhante a Jesus. Seria tão bom, se a cada ano, ao celebrar o Natal de Jesus, nós procurássemos nascer um pouco mais para Jesus e para o seu Reino.
Prepare bem o Natal deste ano, participando da Novena do Natal em Família. Se já tem o seu grupo de famílias, incentive a todos para que participem. Se ainda não existe, tome a iniciativa de convidar algumas famílias, vizinhas ou amigas, para se unirem a sua família e fazer a novena.
Vale a pena evangelizar novamente o Natal, para que não se reduza a comércio e comilanças. Natal sem Jesus é Natal sem vida. Natal com Jesus é força de esperança que nos fará viver bem ao longo de todo o novo ano. 
Fonte: a12.com

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *