A força da fé

Compartilhar
A Palavra de Deus nos apresenta alguns ensinamentos de Jesus (ver Lc 17,5-10). Estes ensinamentos nos ajudam a entender como fazer para que a Fé seja o motor de nossas vidas.
O texto começa com o pedido dos Apóstolos para que Jesus, chamado de Senhor, aumente a fé deles. Parece que estes discípulos perceberam que não é fácil ser como Jesus. Para viver como Ele é preciso ter muita fé em Deus: é preciso ter na Sua ação misteriosa neste mundo, que faz levantar o caído, que recupera o perdido, que anima o que está abatido.
Diante deste pedido, Jesus parece responder com firmeza: se os discípulos tivessem uma fé do tamanho de um grão de mostarda, poderiam realizar grandes obras. Quando pensamos que a semente de mostarda é pequenininha, estas palavras de Jesus ganham um colorido muito bonito, pois, ainda que o discípulo seja frágil e limitado, a força da fé o capacitará para enfrentar os desafios da vida com esperança e caridade.
Podemos pensar que, apesar muitas dificuldades encontradas ao longo da nossa vida, a missão de amar o próximo, assim como Jesus amou, sempre vale para nós. Em outras palavras , assim como o amor de Deus se expressa no amor ao próximo, a nossa fé em Deus deve ser concretizada no serviço aos irmãos.
Entretanto, como servir aos irmãos? Segundo o texto de hoje, servir aos irmãos é viver como esse servo fiel, que se alegra em cumprir sua missão, sem exigir privilégios. Esse ensinamento de Jesus nos ajuda a perceber que não  devemos fazer coisas para receber apoio, aprovação, promoção ou elogio, mas simplesmente porque nós  pertencemos a Deus!
Portanto, peçamos a Jesus que nos ajude a cultivar a fé que Ele nos deus, abundando nosso coração com a oração e semeando nele a paz, o perdão e as boas ações.
Pe. André Bressane de Oliveira, SJ
Fonte: Revista Mensageiro do Coração de Jesus

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *