Campanha da Fraternidade 2017

Compartilhar
Você sabe o que é a Campanha da Fraternidade?  
A Campanha da Fraternidade surgiu durante o desenvolvimento do Concílio Vaticano II (1962-1965). É uma campanha que envolve os membros da Igreja Católica, com diversas ações pastorais em todo o Brasil, que se desenvolve mais intensamente durante o tempo da Quaresma. 
Com temas concretos e atuais, a CF, é um projeto que procura animar todas as comunidades num compromisso pastoral concreto que marque a unidade da Evangelização pelo empenho comum em prol da solidariedade e fraternidade que nascem do amor de Cristo. Durante esse período, a liturgia trabalha paralelamente com a Campanha. Os cantos litúrgicos da missa, as preces e outras orações são voltados também para o tema que está sendo trabalhado. A CF atinge, cada ano, um problema determinado e urgente que precisa do esforço de ação pastoral conjunta no país, desafios sociais, econômicos, políticos, culturais e religiosos da realidade brasileira.
Atualmente, em sua trajetória nacional desde 1964, a Campanha alcança novos horizontes incluindo a comunhão com outras igrejas cristãs, realizando a Campanha da Fraternidade Ecumênica. 
Neste ano de 2017 A Campanha da Fraternidade tem como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema insipidado no Livro de Gênesis: ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15).
Retomando temáticas ecológicas anteriores que alerta para o cuidado da criação, o Objetivo geral é: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”. 
A campanha terá início em todo o Brasil no dia 1º de março.

Texto com Adaptações.
Fontes: Google, Texto base CF 2017.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *